Extensão de link: Como ele é positivo para o seu em estratégias digitais? 

link.

A extensão de link faz parte de um conjunto de extensões dentro do Google Ads, permitindo que os anunciantes expandam seus anúncios de texto com informações relevantes, como um local ou links adicionais para páginas de detalhes.

Além disso, outras extensões de anúncio oferecem a vantagem de que os anúncios ocupam mais espaço nas páginas de resultados de pesquisa e, portanto, podem atrair mais atenção.

As extensões de anúncio podem ser criadas em nível de conta, campanha ou anúncio, dito isso, deve-se notar que a extensão mais relevante é sempre usada.

As extensões no nível do grupo de anúncios são, portanto, preferidas, seguidas pelas extensões no nível da campanha e da conta.

No entanto, a criação em si não é garantia de que as extensões serão realmente exibidas. O posicionamento é controlado pelo Google e só pode ocorrer a partir de uma determinada classificação do anúncio.

Detalhe, algumas extensões de anúncio aparecem apenas nas primeiras posições, mas para ajudar a compreender, vamos ver quais extensões existem e porque a extensão de sitelink pode ser a melhor para a suas campanhas.

Extensões de anúncio em resumo

As extensões de anúncio são muito utilizadas para otimização de anúncios no Google e tem vários objetivos diferentes, podendo ser combinadas para melhorar ainda mais o desempenho de uma campanha. 

Algumas das extensões são:

  • Extensões de sitelink;
  • Extensões de legendas;
  • Extensões de chamadas;
  • Extensões de snippets;
  • Extensões de locais;
  • Extensões de aplicativo;
  • Extensões de mensagem;
  • Extensões de preço;
  • Extensões de oferta.

Por existir diversas extensões diferentes, é preciso entender a fundo qual delas realmente vale a pena adicionar para a campanha que será feita para uma empresa ou será preciso usar outros métodos para melhorar o desempenho da campanha.

Vamos usar de exemplo um negócio que disponibiliza serviços copa. A melhor escolha neste caso seria a extensão de chamada, pois se um usuário ver a publicidade no celular, ao clicar nele, irá realizar uma chamada para o número cadastrado no anúncio.

Mas, o detalhe principal é que independente da extensão escolhida, elas irão preencher o seu anúncio com mais informações e consequentemente aumentar o tamanho dele na página de pesquisa.

Por conta disso, usar extensões que adicionam informações relevantes ou direcionam para outra página tem maiores chances de serem clicadas, dessa forma, aumentando a taxa de conversão, função essa que é feita exatamente pela extensão de sitelink.

O que é extensão de sitelink e por que usar?

Os sitelinks são extensões poderosas que permitem que as pessoas que visualizam seu anúncio acessem várias partes de seu website a partir da mensagem do anúncio.

Isso significa que, em vez de um único link para uma página de destino predeterminada, os clientes em potencial têm a opção de escolher entre vários destinos de links diferentes.

Por conta dessa opção de vários links, a campanha feita para uma gráfica pode ter sitelinks direcionando para a página de um produto como etiqueta de papel com furo ou outros que sejam mais relevantes.

Mais destinos de links para clientes

Novamente, um dos benefícios mais imediatos dos sitelinks é que eles fornecem aos clientes mais destinos possíveis para chegar a partir do seu anúncio.

Sendo dessa maneira, isso torna seu anúncio mais atraente porque nem todos os clientes serão atraídos pela oferta destacada no título e na descrição.

Para exemplificar, imagine uma empresa de cosméticos que está com uma campanha ativa. No título do anúncio ela pode estar falando sobre cremes para a pele e conter outros links para produtos como condicionadores ou até álcool gel atacado 500ml.

O exemplo acima ajuda a compreender que alguns clientes ainda estão nas fases de descoberta e pesquisa, portanto, podem estar procurando um produto e ao se deparar com seu anúncio, comprar outro.

Melhore a experiência do cliente

Oferecer uma experiência excepcional ao cliente é um diferencial competitivo para muitas empresas. Com os sitelinks, os clientes em potencial podem navegar em seu site a partir do momento em que veem seu anúncio.

Essa estratégia do sitelinks ajuda a potencializar muito as campanhas de produtos de ticket baixo como varal mágico 1 metro por dar a possibilidade do usuário acessar o site da loja e adquirir outros produtos de seu interesse.

No geral, isso reduz o atrito e melhora a experiência do cliente, fornecendo respostas e links relevantes para todos que veem o conteúdo do seu anúncio. Você também pode aumentar a experiência do cliente usando as extensões de promoção do Google Ads.

Melhor desempenho do anúncio

Com mais opções para os usuários escolherem, os anúncios com a extensão de sitelinks ativada tendem a ser mais relevantes e apresentam taxas de cliques mais altas.

Por sua vez, essas características aumentam o índice de qualidade do anunciante e diminuem o CPC dos anúncios, independente se é um anúncio para produtos ou uma lavanderia edredom king, essa estratégia ajuda em ambos os casos.

Na verdade, qualquer tipo de extensão tem o poder de melhorar o desempenho do seu anúncio em alguns pontos, pois agrega valor à sua experiência com o anúncio. Mais valor significa que o conteúdo é mais atraente para leads em potencial.

Melhorar a Legitimidade

O conteúdo de anúncios patrocinados, não importa onde você o veja, tende a parecer spam ou obscuro. Alguns usuários do Google evitam completamente o conteúdo do anúncio e rolam direto para os resultados orgânicos.

Portanto, adicionar a extensão de sitelink é particularmente interessante para anúncios como o de uma campanha de proteção das mãos que são treinamentos e palestras relacionadas a segurança do trabalho.

Os usuários não têm apenas um link para seguir, mas a opção de escolher entre vários, o que mostra que este é um site com muitas páginas diferentes. 

Dito isso, alguns usuários do Google nem conseguem distinguir entre um anúncio com sitelinks e uma listagem orgânica normal.

Diminuir as taxas de rejeição

Como os clientes podem visitar sitelinks relevantes para suas necessidades e dúvidas, é muito menos provável que eles retornem aos SERPs. Isso mantém as taxas de rejeição baixas e preserva seu orçamento de anúncios.

Que tipos de empresas se beneficiam dos Sitelinks?

Quando você considera os muitos benefícios dos sitelinks, é fácil ver por que eles são uma das extensões de anúncio mais populares, e eles são praticamente universais.

Isso significa que não importa o segmento do seu negócio, anúncios somados a extensões de sitelink irão te ajudar a ter mais resultados.

Empresas grandes como uma fabricante de tomada telefone dupla que tenham um site com seus produtos podem colocar links com destaque para os que tendem a vender mais e assim extrair o máximo das campanhas.

Mas, não fique preso somente a isso, se você não tiver um site, também pode investir nas campanhas do Google e ter bons resultados com essa estratégia, como é o caso de um buffet que está começando a comercializar kits lanche.

Os sitelinks são, sem dúvida, uma das extensões de anúncio mais populares disponíveis. Mas, não aposte todas as suas fichas somente em um lugar.

O Google nem sempre exibirá seus anúncios com sitelinks. Assim, é uma boa ideia habilitar pelo menos quatro extensões, pois isso aumentará a probabilidade de que suas mensagens de anúncios apareçam com valor e recursos agregados.

Lembre-se também de verificar sempre por links quebrados, pois eles prejudicam seus anúncios e a experiência do cliente.

Mesmo se você estiver muito confiante de que seus links de anúncios estão em ótima forma, ainda é bom ter o hábito de verificá-los rotineiramente e garantir que eles estejam funcionando conforme o esperado.

Fique atento também se você mencionou um benefício no texto ou no título do anúncio, não precisa repeti-lo nas extensões de sitelink. Pode parecer repetitivo e spam para os usuários que se deparam com seu anúncio.

Considerações finais

Ao estruturar suas campanhas no Google Ads, não só as extensões de sitelinks são ótimas  para melhorar os resultados, mas combinar os diferentes tipos de maneira inteligente e estratégica é essencial para ter uma taxa de conversões mais altas.

Por fim, sempre acompanhe os dados e métricas geradas pelos sitelinks. Ficar atento às informações como CPC (custo por clique), dispositivos que o usuário realiza a pesquisa e regiões que têm mais volume de busca também ajudam.

Dessa forma, ao criar seus anúncios, defina bem o perfil do seu cliente e como ele busca por seus serviços ou produtos online. 

Isso será o ponto chave para saber a melhor maneira de estruturar seus anúncios, desde a oferta, até a veiculação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Faça uma busca

Confira outros
Artigos Recentes

Navegue por
Categorias

Materiais Gratuitos

Receba Conteúdos Exclusivo

BAIXE GRATUITAMENTE!