Quais conteúdos produzir para tornar sua empresa ainda mais relevante?

conteúdo

Quem busca maneiras de destacar sua empresa online, já deve ter ouvido falar da estratégia de marketing de conteúdo, que é o processo de criação e publicação de conteúdos para atrair um público que pode fazer a marca crescer e trazer novos clientes.

Por meio da produção de conteúdo, é possível responder às perguntas que eles têm, conectar-se com eles, estabelecer confiança e credibilidade e, finalmente, levá-los a comprar algo.

Não se trata apenas de atrair leads e gerar vendas, mas também inclui objetivos mais amplos, como reconhecimento de marca e estabelecimento de liderança de pensamento.

Benefícios da produção de conteúdo

As empresas que têm uma estratégia clara de produção de conteúdo que realmente engajam têm muito a ganhar. Ao oferecer aos clientes o que eles querem, isso gera confiança, porque eles sentem que a marca os entende.

Então, da próxima vez que o cliente estiver pensando em comprar um produto ou serviço, ele escolherá sua empresa em detrimento da concorrência. Alguns outros benefícios do marketing de conteúdo, são:

  • Ajuda a criar reconhecimento de marca;
  • Leva a melhores e mais leads;
  • Aumenta a conversão;
  • Obtém-se clientes fiéis e recorrentes.

Portanto, ao produzir conteúdos bem estruturados que realmente ajudam os usuários a se conectar com seu produto, empresas como uma assistência técnica de celular 24 horas podem conseguir se diferenciar dos concorrentes.

Para atingir seus objetivos com a produção de conteúdo, ele deve ser consistente, persistente e orientado a objetivos. Só é possível medir os resultados.

Na melhor das hipóteses, seu conteúdo é tão popular e útil que os próprios clientes leem, usam e compartilham o conteúdo para você. Desta forma, a eficiência pode superar outros canais de marketing do ponto de vista de retorno.

Diferentes tipos de produção de conteúdo

O marketing de conteúdo inclui todas as formas de produção de conteúdo, como texto, vídeo, som e imagem. Mas, novamente, é importante acompanhar seu público-alvo para, assim, saber como eles querem consumir o conteúdo.

Por exemplo, não é uma boa ideia fazer um podcast para um público-alvo que nunca ouve podcasts, ou então uma empresa produzir conteúdo sobre telha galvanizada 5 metros se o seu produto de destaque não é esse.

Para extrair mais resultados da produção de conteúdo, é necessário entender que existem diversos formatos na hora de criar algo para a internet.

Ao saber mais sobre isso, será possível definir qual tipo de conteúdo se encaixa melhor ao seu produto. Aqui estão alguns exemplos de diferentes tipos produção de conteúdo:

Postagens em blog 

Os artigos publicados em blogs fazem parte da grande maioria das estratégias de conteúdo e são considerados uma das melhores maneiras de direcionar mais tráfego para o seu site.

Um belo exemplo disso é uma lavanderia industrial de uniformes produzir postagens bem estruturadas e com foco nas palavras-chave relevantes e com maior volume de pesquisa para atrair aqueles que procuram algo relacionado a este serviço.

O mais importante é atualizar continuamente o blog com conteúdo interessante, educativo e divertido para alcançar o efeito desejado.

Podcast

Os podcasts se tornaram cada vez mais populares nos últimos anos e muitas empresas optam por iniciar seu próprio podcast ou colaborar com podcasts já existentes.

Embora os podcasts já existam há algum tempo, muitos produtores de conteúdo têm achado formas de se destacar online e muitas marcas tendem a patrocinar esses programas de podcast para conseguir mais visibilidade para seu negócio.

Nem todas as empresas irão se beneficiar em criar um podcast próprio, portanto é necessário avaliar bem se é mais vantajoso desenvolver um programa ou, então, patrocinar algo já existente.

Se sua empresa trabalha com confecção de camisa uniforme gola polo, é uma boa estratégia entrar em contato com algum podcast grande e confeccionar algumas camisetas em troca de divulgação.

Conteúdo em vídeo

Os conteúdos em vídeo têm sido uma das melhores maneiras de atingir efetivamente os clientes desejados.

Existem diversas maneiras de abordar um conteúdo em vídeo, por exemplo, uma empresa que fabrica uniforme hospitalar verde pode gravar vídeos sobre o processo de confecção, tipo de material usado e muito mais.

Abordar os processos internos do seu negócio ajudam seus clientes a sentirem mais confiança sobre a qualidade do seu produto e fortalece a percepção da sua marca. Dessa forma, as vendas tendem a aumentar consideravelmente.

Conteúdos para redes sociais 

As redes sociais se tornaram um oceano azul para a captação ativa de clientes pela forma dinâmica de produzir conteúdos em diversos formatos em um só lugar.

Dependendo do seu negócio, você pode escolher entre plataformas como Instagram, LinkedIn, Facebook e TikTok.

Empresas de diversos segmentos podem se beneficiar das redes sociais ao produzir conteúdos divertidos sobre o seu nicho, por exemplo, uma empresa que cria etiqueta adesiva redonda personalizada pode falar sobre dicas de onde usar suas etiquetas.

Sinta-se à vontade para criar conteúdo específico para seus canais sociais, mas também compartilhe postagens de blog, artigos e vídeos para obter mais visualizações.

Conteúdo infográfico

Os conteúdos infográficos se tratam de unir informações úteis e uni-las com imagens atraentes para poder prender a atenção do usuário. Esse tipo de conteúdo tende a atrair mais pessoas por conta de suas informações simplificadas.

Por se tratar de imagens com dados e pouco texto, ele se torna perfeitamente útil para divulgação nas redes sociais. Basta adicionar informações importantes que irão prender a atenção do usuário.

Esse tipo de conteúdo é muito útil quando seu produto não é de fácil entendimento pelo público mais leigo, como uma empresa que faz perfil metálico galvanizado. Assim, pode-se tornar as informações mais palpáveis para os clientes.

Você pode incluir desde dados demográficos até números relevantes sobre a utilização do seu produto e, no fim, adicionar uma chamada para conferir seu site ou página do seu negócio.

4 dicas para ter sucesso com produção de conteúdo

De uma perspectiva de longo prazo, a produção de conteúdo é uma das maneiras mais econômicas, em comparação com a publicidade paga.

Claro que um não exclui necessariamente o outro, mas a maioria das empresas que trabalham com marketing digital utilizam os dois.

Porém, independente se você escolher trabalhar com produção de conteúdo e divulgá-lo de forma paga ou orgânica, saber como extrair o máximo benefício dessa estratégia é de suma importância.

Para ter sucesso com seu conteúdo, o ponto de partida deve ser sempre: “o que meus clientes querem saber?”. Tente não vender seus produtos, pois os testes mostram que isso só dá um resultado negativo.

Em vez disso, concentre-se em criar valor agregado para seus clientes. Portanto, algumas dicas para melhorar sua produção de conteúdo são importantes:

1. Use a comunicação correta

Quando você escreve artigos, anuncia no LinkedIn ou produz outros conteúdos, é importante usar a mesma tonalidade, em todos os canais.

Assim, se cria uma personalidade para sua marca que leva a relacionamentos de longo prazo com seus clientes.

2. Aprenda o básico de SEO

Para que seu conteúdo tenha a chance de aparecer no Google, é preciso entender os conceitos básicos de otimização de mecanismos de pesquisa.

Esteja escrevendo uma postagem no blog ou produzindo clipes do YouTube, suas habilidades de SEO garantirão que seu conteúdo tenha mais exposição.

Isso é particularmente útil quando seu produto é algo que as pessoas procuram de forma orgânica no Google, como ar condicionado central para casas, então a chance de chegarem até a sua empresa é bem maior.

3. Revise constantemente

Se você deseja criar um conteúdo realmente bom, deve garantir que o texto seja de alta qualidade. Portanto, não deixe de ler atentamente o texto antes de ser publicado.

Erros de ortografia e gramaticais causam uma má impressão e podem diminuir a confiança de seus clientes. Para ter certeza absoluta de que seu texto está correto, é indicado contratar um revisor profissional.

4. Atualize o conteúdo existente 

Um dos maiores desafios dos profissionais de marketing é criar constantemente novos conteúdos. No entanto, nem sempre é preciso criar algo muito grandioso.

Um bom truque é passar por posts antigos de blogs que começaram a perder tráfego orgânico. Desse modo, é praticamente garantido que você conseguirá melhorar sua posição no Google se atualizar com conteúdo novo e relevante.

Considerações finais

Criar conteúdo é sempre um desafio, mas com algumas dicas simples é possível facilitar muito o processo criativo para atingir os objetivos de qualquer empresa com o marketing digital.

A internet permite que todos tenham espaço para falar sobre o seu produto e, dessa forma, divulgá-lo da melhor maneira possível e que faça sentido para os usuários se conectarem com a marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Faça uma busca

Confira outros
Artigos Recentes

Navegue por
Categorias

Materiais Gratuitos

Receba Conteúdos Exclusivo

BAIXE GRATUITAMENTE!