Stories para a empresa: Dicas para fazer os melhores possíveis!  

stories

A oportunidade que as plataformas de redes sociais permitem que seus usuários criem conteúdos são diversificadas, dando a opção para aquilo que mais se adequa em seus objetivos, sejam stories, vídeos curtos ou longos, ou apenas fotos. 

Por conta do variado formato de mídia apresentado e sendo necessário um planejamento para cada um deles, a empresa pode acabar realizando diferentes arquivos e formatos, ainda com a base principal formada, para se adequar dentre cada um deles.

Como um vídeo sobre uma porta interna de correr de madeira ser mais detalhado que uma foto, e os stories serem uma forma de promover e despertar o interesse de um modo mais rápido. 

Com a popularidade das redes crescendo cada vez mais no convívio social, as empresas acabam observando os padrões de comportamento dos usuários para que por meio deles, possam fazer suas estratégias além de segmentar melhor o seu público. 

Por conta dos dados gerados em cada um, uma empresa sabe quais são as estratégias e o que deve fazer para que cada uma delas ganhe um impulso, sejam aquelas que ficarão mais tempo na página, ou as que possuem um prazo.

O que são os stories?

Os stories de uma plataforma são postagens que duram apenas um dia, não aparecendo na página do usuário e sendo em formato de tela cheia, em grande parte das vezes no modo vertical.

Sendo um formato de mídia fácil de ser postado, podendo contar com arquivos já prontos ou então feitos na hora, os stories acabam chegando de um modo mais rápido para os usuários da página em comparação a alguns formatos de mídia. 

Dentro deste modelo de compartilhamento de conteúdos, é possível que o usuário da conta possa fazer algumas ações e inserir alguns pontos como:

  • Adesivos;
  • Hashtags;
  • Gifs animados;
  • Músicas;
  • Localização.

Essa personalização acaba contribuindo com os usuários, e as empresas, que desejam compartilhar seus conteúdos como forma de divulgação da marca ou então, de algum produto.

Embora algumas plataformas acabam oferecendo um formato de stories para uma seleta lista de quem poderá vê-los, esse formato de mídia é bastante utilizado e sempre faz com que as empresas busquem maneiras de se destacar.

Como um novo endereço comercial coworking utilizar a localização e hashtags de uma forma diferenciada, além de alguns adesivos, para que os usuários acharem a página da empresa de modo mais rápido. 

A importância dos stories

Um dos pontos mais fortes dos stories está em torno do alcance que ele possui, e com isso, acabam permitindo que o perfil alcance os seus objetivos, tanto quem o utiliza como forma pessoal, como também, de modo comercial. 

Como forma de promover, a importância dos stories está em torno da sua agilidade em entregar algo, bem como, a interação que ele pode dar para aqueles que o usufrui, sendo que em algumas plataformas, é possível se fazer reações.

E também, os stories acabam permitindo que as mensagens diretas sobre o conteúdo que foi postado também possam ser feitas. 

Se a sua empresa é responsável pela fábrica de armário suspenso escritório e realiza a instalação,  postar stories dos bastidores deste serviço, tanto da instalação quanto a fabricação, o usuário que se interessar pode tirar suas dúvidas ao perguntar no próprio storie, dando assim, uma visibilidade e acelerando o ponto da dúvida.  

Por isso, é importante que os stories de uma empresa sejam planejados para que possa se ter um entendimento e um norteamento sobre onde os consumidores podem ter dúvidas. 

Em algumas plataformas, os algoritmos para as publicações podem entregar os conteúdos primeiramente para um usuário do que para outro, o que atrapalha em um planejamento de marketing digital de uma empresa que publica naquela faixa de horário. 

Já os stories, por serem mais ágeis, acabam beneficiando os conteúdos e com isso, mantendo a visibilidade do perfil em alta. 

Esse formato também é importante para as empresas que criam um feed padronizado ao explicar os serviços de uma recepcionista terceirizada, fazendo com que as postagens tenham relações entre elas, e com os stories, sejam uma forma complementar.  

Com isso, a importância dos stories está na questão da agilidade e também, em manter o perfil alinhado e atraente, mantendo a imagem da empresa.

Dicas para contribuir na melhoria dos stories

Por proporcionarem uma melhoria nas redes sociais da empresa e por conseguirem atrair bons consumidores, algumas dicas para contribuir com o planejamento de stories e também o seu engajamento nas redes sociais podem ser úteis para o empreendimento. 

01. Contar sobre o negócio

Criar um relacionamento com o consumidor é algo importante dentro do mercado. Sendo algo adicional para um storytelling sobre a empresa ou contar de forma atrativa sobre seus valores e a missão com o consumidor, os stories podem ser o formato adequado.

Isso porque a sua curta duração, acaba prendendo ainda mais a atenção do consumidor de modo que, ele fique emergido dentro dos conteúdos que a página acaba oferecendo e assim, iniciando um tráfego por ela. 

02. Usar os recursos disponíveis

O story é um formato de mídia que permite adicionar recursos para atrair o usuário sobre o que está sendo divulgado sobre o removedor para limpeza de pisos, seja gifs animados sobre o tema ou então, áudios de fundo ou localização da empresa que o oferece. 

Esses recursos acabam atraindo o consumidor e principalmente, envolvendo-os na divulgação por serem algo que eles também utilizam, demonstrando que a linguagem que a empresa oferece é feita de modo simples.

03. Links estratégicos

Com o avanço da tecnologia e as atualizações em redes sociais, as opções para o que poderiam ser feitas nos stories acabaram sendo aprimoradas ao longo dos anos, sendo que uma delas permitiu a introdução de links.

Podendo serem inseridos de uma página ou de qualquer outro lugar de fora da plataforma, como o site da loja da empresa que vende o portão garagem aço, por exemplo, esses links externos são uma forma de interação através dos stories. 

04. Parcerias

Outra opção para os stories e seus links externos estão relacionadas às parcerias que a empresa acabou fechando, e com isso, podendo inserir links externos para que os usuários entendam mais sobre a união. 

Tanto na página da empresa como na das parceiras de retirada de entulho de madeira, os stories permitem que possam ter as páginas marcadas e com isso, interações em ambas as páginas para que os usuários possam conhecê-las. 

05. Lives 

As lives são um formato de vídeo que cada vez mais estão sendo utilizadas nas redes sociais, seja por quesitos pessoais ou então, profissionais. 

Por meio delas, a interação é ainda mais direta com quem está realizando e o telespectador, que pode enviar comentários ou então interagir com curtidas. 

Os stories podem ser uma opção para dar ainda mais impacto nestas lives como um modo de divulgá-las para os seguidores, ao ponto de que, sejam um meio de lembrá-los o dia e o horário que a live ocorrerá. 

06. Divulgações de novidades e promoções

Sendo um dos principais motivos que os stories são utilizados, as novidades acabam tendo um impacto ainda maior quando esse formato de comunicação é utilizado, especialmente porque por meio deles, é possível deixar o usuário engajado para o que será lançado. 

Do mesmo modo em que os stories servem para anunciar promoções de curta duração, que podem conter os links externos para facilitar para a audiência que o está assistindo. 

Essas promoções ou divulgações acabam dando a opção de serem feitas em formato de arte pronta em vídeo ou em foto, assim também, como um membro da equipe da empresa gravar para chamar a atenção do consumidor, dando um toque de humanização.

07. Fixar stories e dar destaque

Por conta da curta duração, algumas plataformas de redes sociais permitem que os stories possam ficar fixados na página principal, e com isso, permitem que os usuários que não haviam visualizado antes, possam conferir posteriormente. 

Stories importantes e que possam acabar sendo um meio para converter leads são alguns dos que podem ser fixados, do mesmo modo dos que contam sobre a empresa e os que foram feitos de catálogos dos produtos ou serviços.  

Considerações finais 

Portanto, os stories nas redes sociais são um dos recursos utilizados de forma pessoal ou profissional para trazer novos usuários para a página, assim como, divulgar de um modo mais rápido do que as postagens tradicionais.

Isso porque o tamanho de mídia e tempo de duração de um story costuma ser menor do que vídeos ou o carregamento de fotos, fazendo com que os algoritmos das redes acabem entregando para mais usuários rapidamente. 

Podendo ser sobre uma nova promoção para uma labioplastia laser CO2 ou sobre as parcerias que a empresa tem, os stories nas redes sociais são um recurso cada vez mais utilizado.

Sendo algo a mais dentro de uma página, por meio deles a conquista e a interação de novos usuários é ainda maior, de modo que o engajamento do empreendimento dentro do segmento mercadológico seja atrativo para consumidores e se destaque da concorrência. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Faça uma busca

Confira outros
Artigos Recentes

Navegue por
Categorias

Materiais Gratuitos

Receba Conteúdos Exclusivo

BAIXE GRATUITAMENTE!