Conheça os pilares do marketing: Como cada um impacta o seu negócio?

pilares do marketing

Toda base envolvendo negócios consiste em pilares para que fique solidificada e assim, possam trazer bons resultados para os empreendimentos, principalmente, quando envolve conquistar o público, e uma das formas utilizadas são os pilares do marketing.

O marketing é uma área da qual tem o objetivo de dar valor a um produto ou serviço, bem como em alguns casos, o próprio nome da empresa de modo que por meio das suas estratégias, possam fidelizar clientes após conquistá-los. 

Por gerar esse valor a algo que a empresa oferece, ou então a própria instituição, o marketing deve identificar as necessidades que um cliente pode ter e que ainda não teve o desejo preenchido. 

Por exemplo, se um cliente busca um toldo inclinado, a empresa deve usar o marketing para demonstrar o porquê seu produto pode contribuir com esse desejo, de forma que as estratégias em torno desta explicação podem variar de empresa para empresa.

O marketing acaba fazendo com que, ao ter as necessidades dos consumidores supridas, o empreendimento obtenha bons lucros, e posteriormente, transforma o indivíduo em algo fidelizado. 

Uma das possibilidades dentro do marketing é que ele pode ser usado pelas empresas que não visam o lucro, como as instituições públicas ou até mesmo ONGs, de modo que o seu objetivo seja fortalecer ou engajar. 

Por ser algo presente na sociedade desde os tempos antigos, afinal, as vendas de mercadoria precisavam de estratégias para conquistar os consumidores desde os séculos passados, o termo do marketing em si surgiu por volta da Revolução Industrial.

Devido a concorrência crescendo em diferentes setores, novos produtos surgindo e as cidades aumentando ainda mais ao ponto de ter locação de tenda para festa, por exemplo, a intenção de vender através de estratégias cativantes aumentou cada vez mais.

Embora alguns estudiosos tenham caracterizado o marketing como algo que busca trazer vendas em meio a propagandas com um pouco de persuasão, aos poucos, o mercado percebeu que o principal dentre todas as estratégias era o consumidor. 

Buscando sempre atender às suas necessidades dentro das mudanças de comportamento que existem na cidade, o marketing tem cada vez mais se adaptando de modo que ainda, tenha seus pilares como base para suas estratégias. 

Os pilares do marketing

Um empreendedor que está iniciando um negócio de colocação de divisórias para saber mais sobre como usar as estratégias de marketing corretamente, pode acabar estudando-os para se ter uma compreensão ainda maior no momento que for utilizar. 

Os pilares do marketing podem ser listados em cinco diferentes formatos, sendo eles:

  • Branding;
  • SEO;
  • Conteúdos;
  • E-mail marketing;
  • Funil de vendas.

O branding é uma das formas de marketing mais utilizadas dentro de qualquer segmento por proporcionar uma gestão de marcas, de modo que as estratégias possam ser atrativas para o público-alvo de uma empresa de embalagem para picolé redondo

O branding é uma estratégia que utiliza a identidade visual, linguagens e detalhes que permitem uma transmissão da mensagem que a empresa deseja compartilhar com seus consumidores, sempre de forma clara e que possa gerar algum impacto.

Essa imagem será a responsável por garantir que não somente o empreendimento seja visível para os consumidores como também, dentro do seu próprio nicho de atuação, fazendo com que a reputação acabe se destacando entre a concorrência.

Outro pilar dentro do marketing são os conteúdos que uma empresa pode produzir para atrair consumidores e ganhar destaque dentro do segmento mercadológico. 

Esses materiais acabam funcionando como uma das conexões de comunicação entre a empresa e seus clientes, principalmente quando as informações que são passadas nas diferentes mídias e formatos acabam agregando valores ao produto ou serviço.

Por exemplo, uma cobertura com lona pode ter conteúdos sobre manutenção, dicas de limpeza e quais ocasiões elas são mais adequadas, de modo que possa beneficiar quem estiver debaixo dela ou com a estética do local.

Os conteúdos são importantes porque grande parte dos consumidores, querem entender mais sobre a empresa ou o produto antes de comprar, e com isso, decidem acompanhar a empresa, o que acaba gerando uma fidelização. 

O funil de venda é um dos pilares mais importantes dentro do marketing, porque é ele que o consumidor adentra e deve ser cultivado até o pós-venda. 

Constituído de várias etapas, o funil de vendas deve cativar o consumidor desde o primeiro momento das descobertas de modo que ele possa ser conduzido por meio do processo com bons conteúdos e atendimentos, para que resulte na compra final. 

Algumas empresas cultivam também o cliente após o funil com o pós-venda, sendo esta etapa uma das mais importantes para a fidelização por meio de estratégias como avaliações da empresa, sugestões de melhoria ou até mesmo, espaço para reclamações. 

Para que o funil de vendas funcione de modo efetivo para a empresa, e também para o consumidor, deve conter um planejamento bastante estratégico, de modo que acaba englobando os pilares do marketing ao longo do processo. 

Outro ponto que contribui para que o funil de vendas acabe com boas respostas é o e-mail marketing, que se tornou uma das estratégias digitais mais utilizadas por pode englobar diferentes ações.

Desde newsletter informativas, e-mails de andamento de procedimento ou de cupons ou promoções personalizadas, a conquista do consumidor com esse formato de estratégia pode alterar de empresa para empresa, mas ainda sim, dando bons resultados.  

Chamar a atenção em meio à concorrência no ramo de ensaio de fotos de casal dentro do mercado é algo que, ao utilizar a estratégia de SEO, pode ocorrer mais facilmente. 

O SEO ou Search Engine Optimization, é uma otimização nos motores de busca que proporcionam o encontro de modo mais rápido da empresa que utilizar essa estratégia em seus conteúdos. 

Em união com as plataformas de busca, uma boa estratégia de SEO pode proporcionar boas posições em um ranking quando o usuário digitar os mesmos termos ou os relacionados.

Portanto, compreender como o SEO atua e o que deve ser feito para ficar no topo das páginas na forma orgânica, é um dos pilares do marketing que pode trazer grandes consumidores devido a sua referência dentro do nicho. 

A importância de ter profissionais do marketing

Um empreendimento de chave presencial Chevrolet, por exemplo, em meio aos seus planejamentos, pode deparar-se com a necessidade de ter estratégias de marketing mais assertivas com os seus consumidores.

O que acaba resultando em empreendimentos buscando cada vez mais profissionais especializados em marketing para tratarem dessa questão, e também, para fazer com que o nome da empresa, ou seus produtos e serviços, se destaquem no mercado. 

A garantia dos bons resultados é uma das partes mais importantes que levam as empresas para contratação desses serviços, assim como, as chances de fidelizar clientes com uma maior durabilidade. 

Outro ponto importante é que com profissionais do ramo do marketing, a empresa pode ter um diferencial ainda maior dentre aquelas que atuam no nicho de rebolo diamantado para afiar videa, por exemplo. 

Esse destaque pode fazer com que os funcionários da empresa não tenham que se preocupar com criar estratégias, visto que possuem profissionais da área especializados no assunto, fazendo com que o tempo seja direcionado para outra ação dentro da empresa.

Mesmo necessitando de um investimento um pouco maior, os resultados que podem ser proporcionados fazem com que a empresa tenha bons lucros. 

Por que investir no marketing digital?

O ramo do marketing sempre busca ferramentas e meios para que possam estar ligados aos consumidores, de modo que, atenda às suas necessidades.

Com o crescimento da internet e a sua popularização em relação ao mercado, investir no ramo do marketing digital acaba sendo uma forma de usar o campo online para promover os produtos, serviços e até mesmo, a própria empresa.

E como na internet existem diferentes plataformas, que abrigam possibilidades de conteúdos e públicos-alvos diferenciados, utilizar estratégias do marketing digital pode contribuir com esses planejamentos. 

Seja por meio das redes sociais ou do e-mail, as estratégias de marketing digital podem proporcionar um posicionamento ainda maior dentro do mercado, além do fato de que, em alguns casos, os custos para fazer a propaganda são baixos.  

Considerações finais 

Portanto, ter um bom planejamento de marketing contribui com o destaque de uma empresa dentro do seu nicho, seja em relação aos consumidores para atraí-los ou então com os concorrentes, para destacá-los. 

Dentro dos pilares do marketing, uma empresa pode fazer suas estratégias ou até mesmo, contratar serviços de profissionais que podem garantir uma personalização e originalidade para que haja um destaque.

O investimento no marketing, tanto tradicional quanto o digital, colabora para que um impacto positivo seja causado no empreendimento e com isso, os objetivos e metas traçados possam ser realizados. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Faça uma busca

Confira outros
Artigos Recentes

Navegue por
Categorias

Materiais Gratuitos

Receba Conteúdos Exclusivo

BAIXE GRATUITAMENTE!