E-commerce: Veja como destacar o seu em 6 ações

e-commerce.

Atualmente, o Brasil é um país com um mercado de e-commerce, ou comércio eletrônico, bastante expressivo, o que acarreta que a concorrência também se torne cada vez mais presente nessa modalidade.

Tendo isso em vista, uma das tarefas mais fundamentais para todo proprietário de loja virtual brasileiro, mas também infinitamente complexa, é justamente destacar seu negócio no mercado mediante o mar de concorrentes.

O senso comum que predomina na mentalidade de muitos empreendedores desse ramo concebe a gestão de um site de vendas apenas como carregamento de produtos ou serviços e disponibilização de meios de pagamento, mas essa é uma visão perigosa.

Levando em consideração a intensa competição, é necessário, para além dessas ações básicas para o funcionamento de um e-commerce, atrair e converter consumidores por meio de táticas mais arrojadas de marketing e vendas.

Portanto, este artigo buscará introduzir a todos aqueles proprietários de comércios eletrônicos, ávidos pelo crescimento de seus negócios, algumas dicas para destacar um e-commerce do restante da concorrência.

Para que um endereço comercial virtual possa conquistar cada vez mais clientes e, por consequência, concretizar um aumento crescente nas vendas, é importante destacar a imperatividade do planejamento e execução de ações efetivas.

6 ações para destacar um e-commerce no mercado

A fim de sistematizar da forma mais didática possível os passos mencionados, estes serão subdivididos em seis diferentes tópicos que, inclusive, se interligam em diversos casos. Eles são:

  • Priorizar um nicho de mercado específico;
  • Estudar e compreender profundamente a persona;
  • Realizar uma análise de mercado da concorrência;
  • Priorizar o atendimento aos clientes;
  • Elaborar uma estratégia eficiente de frete;
  • Planejar uma abordagem sistemática de marketing.

Em vista disso, é imprescindível que cada um dos itens sejam aprofundados a fim de proporcionar uma compreensão maior acerca de como tornar uma marca popular no meio digital.

1. Priorizar um nicho de mercado específico

A princípio, para que um e-commerce se destaque mediante uma enorme concorrência, é essencial focar as vendas em um nicho específico. Ou seja, é importante buscar atender às demandas e interesses de um grupo restrito, ainda inexplorados por outras empresas.

Assim, aumentam as chances de uma determinada marca conquistar, de forma mais simples, certo espaço entre uma parcela específica do mercado consumidor. Ademais, isso também evita que haja concorrência direta com outras empresas já estabelecidas.

Em termos práticos, tal ação significa especializar da melhor maneira possível o segmento de mercado de um e-commerce, tendo em vista a exploração de um nicho de mercado onde haja pouca concorrência e, consequentemente, mais espaço para crescimento.

Por exemplo, uma loja virtual de venda de eletrodomésticos pode priorizar a oferta de lava louças industrial hobart, visando tornar-se referência nesse nicho específico e, assim, evitar obstáculos para atrair clientes e concretizar vendas.

2. Estudar e compreender profundamente a persona

Para que a etapa anterior possa ser executada da maneira mais eficiente possível, é também necessário um elemento complementar tão importante quanto: o estudo e compreensão profundos da persona do negócio em questão.

Em linhas gerais, uma persona é um personagem semi fictício cujo objetivo central é representar o mais fielmente possível o cliente ideal de um determinado negócio, contendo informações específicas, por exemplo, características demográficas.

Tendo em vista tais informações, torna-se mais fácil a tarefa de entender o público-alvo de uma empresa e, consequentemente, o próprio nicho de mercado a ser explorado por ela, auxiliando o e-commerce a sistematizar as demandas e interesses desses consumidores.

No caso de uma marca que busca focar em vendas de rack aberto 40u, é fundamental caracterizar fielmente quem seria o seu cliente ideal, estudando e compreendendo seus gostos e preferências, até para tornar o processo de venda mais fácil.

3. Realizar uma análise de mercado da concorrência

Depois que já foi melhor entendido o possível o mercado consumidor, é necessário conhecer a concorrência direta. Saber o que outras empresas inseridas no mesmo nicho de mercado estão fazendo é indispensável para o sucesso dos negócios.

Tal compreensão da concorrência se dá, dentre outras formas, por meio de uma análise de mercado qualificada. Esta, por sua vez, deve observar constantemente os principais atores envolvidos no processo de disputa do mesmo mercado que o e-commerce em questão.

A partir dessa ação, será mais simples identificar as forças e fraquezas tanto externas, quanto internas. Assim, com essas informações em mãos, também se tornará possível planejar formas de expandir potencialidades e, por consequência, superar debilidades.

Por exemplo, no mercado de reforma ampliação de imóvel residencial, um nicho bastante competitivo, é fundamental para qualquer marca saber concretamente os pontos fortes e fracos tanto de seus concorrentes, quanto seus próprios, caso almeje se destacar.

4. Priorizar o atendimento aos clientes

Apesar da concepção bastante comum entre proprietários de e-commerces, de que o atendimento aos clientes é apenas algo básico a ser cumprido, ele, na verdade, pode ser um diferencial importantíssimo para atrair e fidelizar consumidores.

Portanto, priorizar tal aspecto em determinada loja virtual é uma via bastante interessante de se destacar mercadologicamente. Uma equipe educada e solícita, que sempre busca auxiliar a clientela através dos canais de atendimento, pode operar milagres nos negócios.

Além disso, no atendimento, não apenas durante a compra, mas também após ela, é recomendada especial atenção de qualquer comércio eletrônico. Mensagens de acompanhamento, dicas de uso e manutenção e afins são excelentes práticas.

A título de exemplo, para um e-commerce de vendas de móveis escritório completo, um mercado onde predomina a alta concorrência, um atendimento qualificado aos clientes pode fazer com que, em uma próxima compra, eles se lembrem dessa loja, e não de outras.

5. Elaborar uma estratégia eficiente de frete

É inegável que, para os clientes da totalidade das lojas virtuais, o frete é quase sempre uma das maiores questões. Altos preços e prazos, em grande parte das vezes, fazem com que compras diversas não se concretizem, o que prejudica o faturamento dos e-commerces.

Visando superar um problema tão complicado, é essencial uma estratégia da parte das marcas para ofertar as melhores condições possíveis de compra à sua clientela. Cotar diferentes meios de envio, por exemplo, é uma forma de mitigar inconveniências.

Assim, a partir de uma multiplicidade de opções de frete, é bastante possível que consumidores encontrem aquela que os ofereça o melhor custo-benefício e, dessa forma, mantenham-se firmes à decisão de comprar.

Um determinado cliente que adquiriu uma sanca de gesso invertida pode facilmente encontrar uma opção de envio que seja adequada ao seu caso se houver diferentes alternativas disponíveis pelas quais possa optar.

6. Planejar uma abordagem sistemática de marketing

Em termos de divulgação, toda loja virtual que ambicione atrair clientes e concretizar vendas deve se atentar às estratégias de marketing. Planejar e executar ações nesse sentido, de forma organizada, pode garantir o crescimento qualitativo dos negócios.

Ademais, é também essencial se atentar às projeções e aos resultados de todas e cada uma das ações de marketing postas em prática a partir da estratégia adotada, tendo em vista o planejamento a longo prazo para alavancar acertos e corrigir erros.

Prezado por iniciativas eficazes no terreno do marketing, é provável que determinado e-commerce colha frutos em termos de sustentabilidade financeira, o que poderá destacá-lo significativamente em relação a seus concorrentes.

Por exemplo, no caso de uma empresa que oferece serviços de manutenção de direção hidráulica chiando, é possível que, por meio de uma abordagem sistemática de marketing, ela obtenha resultados melhores que outras marcas do mesmo ramo.

Considerações finais

A partir do conteúdo exposto ao longo das diversas seções deste artigo, é pertinente afirmar que, no mundo do e-commerce, há variadas formas de se destacar mediante a concorrência por meio de ações simples, mas bastante eficazes.

Evidentemente, para cada negócio específico fazem-se mais adequadas uma ou outra das dicas listadas. Por isso, é importante não a transposição mecânica, mas a adaptação do conteúdo desenvolvido para diferentes lojas virtuais.

Assim, é válido identificar as forças e fraquezas tanto de empresas competidoras, quanto da própria marca que busca se destacar no comércio eletrônico. Além disso, adequar distintas ferramentas à estratégia formulada por cada negócio também é fundamental.

Ainda vale a pena ressaltar que os métodos propostos não necessariamente devem ser implementados todos de uma vez. Operar gradualmente modificações na dinâmica de um e-commerce, em forma de testes, tende a ser uma maneira mais simples de começar.

A depender das possibilidades e necessidades de cada loja virtual específica, podem se fazer válidas diversas ações a serem aplicadas, em diferentes momentos, em termos de análise de mercado, estratégia de frete, abordagem de marketing ou o que quer que seja.

Dessa forma, bem como no caso de um estúdio gravação, é fundamental a harmonia entre distintos aspectos fundamentais de um mesmo e-commerce para que ele possa atuar da melhor forma possível, visando ao seu crescimento e destaque no mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Faça uma busca

Confira outros
Artigos Recentes

Navegue por
Categorias

Materiais Gratuitos

Receba Conteúdos Exclusivo

BAIXE GRATUITAMENTE!