Confira o por que e como criar uma landing page no seu negócio.

Com o principal objetivo de conversão, a landing page refere-se às páginas de um site que possuem uma menor quantidade de elementos do que a página normal, tendo foco em apenas uma oferta central que ela divulga.

Para começar, é preciso ter em mente que o Inbound Marketing é realizado com a finalidade de atrair os usuários com maior potencial de compra através do mundo digital, por meio de sites, blogs e afins. 

Seu foco está em aumentar o interesse desses indivíduos de acompanhar seus conteúdos, auxiliando na sua jornada pelo funil de vendas e tornando-as clientes. Assim, a melhor estratégia de conversão é com o uso das landing pages.

Mas, o que é landing page?

As landing pages ou chamadas “páginas de destino”, são páginas que, geralmente, estão estruturadas com um Call To Action principal, referindo-se a uma ação que se deseja que o usuário realize. 

Dessa maneira, ao diminuir os estímulos que podem distrair o usuário, ela consegue auxiliar na sua conversão de forma mais eficiente, devido ao fato de realizar diretamente a condução ao longo da jornada de compras.

Consequentemente, o impacto das visitas ao site se tornam muito maiores e eficientes, ajudando a empresa a crescer e se desenvolver, visto que a ferramenta garante o aumento significativo das vendas e lucro. 

Elas contêm apenas as informações indispensáveis para fazer com que o usuário realize a ação desejada, eliminando a adição de um menu, texto ou imagens a mais do que o necessário ou quaisquer outros dados em excesso. 

Por exemplo, a landing page de uma empresa especializada em contabilidade pode ser solicitando informações do usuário com o título para o envio de um e-book gratuitamente.

Nesse caso, a ação que se deseja que seja realizada é a aquisição dos dados pessoais em troca do e-book, representando um conteúdo de mais valor, os chamados materiais ricos. 

Esse material adicional pode ser de diversos outros assuntos, como infográficos, newsletter, planilhas, descontos ou qualquer que seja o conteúdo. Ele apenas precisa ser bom para fazer com que o usuário deseje passar suas informações.

Em outros casos, a landing page pode ainda dar destaque para uma oferta especial, situação muito utilizada durante o período de Black Friday, em que as empresas desejam atrair mais compradores e realizar o negócio com garantia e rapidamente. 

De maneira geral, esse mecanismo auxilia na geração de leads, que são oportunidades de negócio de uma organização. Com as informações do lead, um caminho é aberto para se beneficiar da situação. 

Isso acontece porque uma empresa de locação de espaço comercial pode iniciar a construção de um relacionamento mais estreito com ele, investindo na criação de confiança e empatia, compreensão de seu público e seus interesses. 

Por que a landing page é tão importante?

Nesse contexto, torna-se perceptível que as landing pages podem ser um recurso essencial para qualquer negócio, demonstrando sua importância de diversas maneiras além da geração de leads, como as que serão analisadas a seguir. 

1 – Seleção dos melhores leads

O lead scoring trata-se de uma forma de fazer com que os leads com maior potencial de compra sejam priorizados, a partir de pontos dados para cada contato segundo as ações que eles fizerem.

Isto é, caso o usuário possua uma conversão em um conteúdo referente ao fundo do funil, significa que, usualmente, ele está mais preparado para a venda, devendo receber uma maior atenção da equipe e da empresa em si. 

Como consequência, o trabalho de toda a equipe é facilitado, uma vez que ela não fica perdendo tempo com pessoas que ainda não estão prontas para fazer a compra, realizando seu trabalho de forma mais eficiente e produtiva. 

Esse fato é proveniente do mesmo ou até menor gasto de tempo para cumprimento da tarefa, mas alcança melhores resultados e controle de acesso, devido ao fato de mais pessoas comprarem e gerarem lucro para ela.

De maneira geral, há uma otimização da conversão com maior aproveitamento das oportunidades e a construção de uma boa lista de contatos, garantindo informações de qualidade mais alta. 

2 – Segmentação dos contatos

Neste caso, dependendo dos dados que forem pedidos aos leads ou da conversão do contato em um certo conteúdo, é possível realizar a segmentação mais a fundo dos usuários. 

Como exemplo prático, suponha que uma loja de eletrônicos vende diversos aparelhos, possuindo diferentes personas, o que pode ser diferenciado a partir da criação de uma landing page para a oferta de computador novo, e a outra para a sua newsletter

Com isso, para ela, é possível facilitar a distinção de acordo com os seus interesses de acordo com o que acessam, garantindo a criação de diferentes estratégias eficientes para os dois tipos ou mais.

3 – Diminuição dos gastos

Outro motivo que comprova a sua importância é que a landing page nasce como uma opção mais econômica em questões financeiras para gerar oportunidades para a organização. 

Isso porque ela consegue adquirir uma grande quantidade de informações sobre os usuários interessados, possíveis oportunidades de negócio, facilitando as estratégias que serão aplicadas para garantir lucro e vendas.

Em casos fora dessa estratégia, isso seria muito mais difícil, trabalhoso e demorado, como por meio de ligações longas, entrevistas e outras ações do tipo, ou seja, recursos que exigem gastos muito maiores. 

Dessa forma, se uma empresa consegue investir na criação de uma landing page de qualidade, ela é capaz de impulsionar os seus resultados, servindo como seu motor de vendas, criando oportunidades eficientes para nutrir o negócio todo. 

Assim, por exemplo, uma empresa de escritórios virtuais não precisa gastar horas mandando mensagens para diferentes usuários que demonstraram interesse pelo seu serviço, conseguindo captar esses dados de forma passiva e sem gastar desse modo. 

Vantagens desse recurso na Black Friday

Nesse cenário, há grande relação entre o uso das landing pages em épocas em que acontece um aumento significativo das vendas e do volume de visitas ao site, como a conhecida Black Friday

Isso acontece porque, como visto, esses mecanismos são capazes de aumentar a conversão dos usuários, ou seja, convencer os visitantes de um site a realizarem uma compra e se tornarem clientes. 

Durante o período de Black Friday, as marcas realizam inúmeras ofertas, o que faz com que o usuário pesquise entre as disponibilidades de um mesmo nicho pelos melhores descontos e preços para comprar algo desejado. 

Portanto, quanto mais rápido o visitante for convencido de que aquela é a melhor empresa que ele pode escolher, mais fácil ele fechará o negócio, realizando a sua conversão, sem pesquisar por outras opções. 

Logo, uma empresa que aluga sala coworking precisa eliminar as distrações de seu visitante para que ele não tenha chances de se perder durante a navegação do site e pesquisar por mais promoções em outros lugares.

Para isso, é possível utilizar palavras que chamem a sua atenção e garantem que ele deseje comprar o produto ou serviço naquele momento, ou seja, é tudo uma questão de jogo de palavras e convencimento. 

Portanto, de forma geral, com o aumento do número de visitantes em épocas como essas, bem como em datas festivas, é vital que haja uma conversão tão eficiente para aumentar de forma significativa o número de vendas, o que acontece graças ao uso das landing pages

Como criar uma boa página de destino

Depois de criar a landing page, é imprescindível estabelecer ações essenciais para estabelecer essa estratégia, como conhecer o seu público, o mercado e concorrentes, o que garante os melhores resultados possíveis. 

Além disso, outras dicas que podem auxiliar são:

  • Procure por inspirações;
  • Faça testes com os elementos a serem utilizados;
  • Aplique técnicas de SEO;
  • Tenha uma página de agradecimento após o formulário;
  • Invista em um bom CTA;
  • Use ilustrações para chamar a atenção do usuário;
  • Seja objetivo e invista na curiosidade;
  • Utilize um título chamativo, objetivo e real.

Dessa forma, a criação de uma página de software de gestão comercial ou qualquer outro negócio que deseja atrair e converter leads em clientes pode ser alcançada e garantir os resultados esperados. 

Um ponto que merece receber destaque, no entanto, é a respeito da utilização do título, uma vez que ele deve condizer especificamente com o que proporciona para que seus visitantes não se sintam enganados e adquiram uma visão ruim da empresa. 

Conclusão

As landing pages são totalmente fundamentais para todos os negócios, surgindo como uma forma de folders empresariais que podem ter um objetivo específico, sendo o principal deles o de converter usuários em clientes, passando-os pelo funil para fechar uma venda. 

Sendo assim, é imprescindível compreender todos os seus aspectos e fazer um bom planejamento, para que sua página de aterrissagem traga os resultados esperados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Quer receber meus conteúdos exclusivos? Inscreva-se  na minha Newsletter.