Pop-ups: 5 dicas para utilizar essa estratégia de maneira positiva!

Dentro do marketing digital os pop-ups possuem uma funcionalidade essencial, principalmente, dentro de ações relacionadas a campanhas especiais feitas pela empresa, que precisam ter a visibilidade certa por parte de um potencial cliente.

É bem possível que você já tenha visto algum tipo de pop-up em alguma pagina que tenha entrado, visualizando imediatamente um banner com alguma imagem ou informação.

Para empresas essa pode ser uma função interessante, promovendo a visualização rápida de algo, como uma oferta de software de gestão para pequenas empresas, potencializando as vendas e permitindo melhores resultados sobre investimentos.

Porém, para alguns usuários essa pode ser uma notificação indesejada, sendo retirada inclusive programas voltados a excluir a sua funcionalidade.

Isso só mostra o quanto é importante entender essa função e saber utilizá-las da forma mais benéfica. 

No texto abaixo vamos entender um pouco mais sobre essas questões, ressaltando ainda alguns cuidados fundamentais com esse uso em gestão patrimonial.

O que são pop-ups?

Os pop-ups são conhecidos como janelas que abrem automaticamente dentro de páginas na internet, uma função viabilizada por uma ferramenta específica dentro das configurações de plataformas, e podem ser utilizadas de maneira personalizável por um site.

A principal função dessa utilização é fazer com que o visitante, assim que entra na página, tenha contato direto com o pop-up, geralmente, a partir de uma comunicação chamativa.

O ideal é que em um pop-up sejam priorizados:

  • Títulos impactantes;
  • Descrições diretas ao ponto;
  • Comunicações visuais interessantes;
  • Links de redirecionamento.

A partir dessa concepção é possível formar uma comunicação que logo vai ser compreendida pelo cliente, aproveitando que ele acaba de chegar naquele site.

Diferente de outra página dentro de uma plataforma de vendas de agenda personalizada com nome ou em um canal de informações, como notícias.

O pop-up traz algo quente, ou seja, uma situação ou ação recente, geralmente, com um prazo determinado para acabar.

Por exemplo, dentro de um e-commerce de moda um pop-up pode surgir para falar sobre uma promoção relâmpago, que deve ser aproveitada pelo possível comprador rapidamente.

Em outro caso, agora voltado à captação e relacionamento com o cliente, o pop-up pode indicar a assinatura em uma newsletter exclusiva de um negócio de escritório virtual, promovendo o interesse para que haja um preenchimento de informações.

Assim, podemos entender que a funcionalidade do pop-up nada mais é do que dar destaque a algo imprescindível para aquele usuário que abre uma página.

Para que isso seja bem realizado, é preciso que a empresa determine a linha da estratégia que será utilizada dentro desse tipo de comunicação, montando se possível dentro de um planejamento as principais direções que aquele pop-up deve ter para dar certo.

Como dito acima, o pop-up não se parece em nada com a página dentro de um site, como categorias de um blog de fachada de loja

Pelo contrário, ele deve ter um sentido único e até mesmo exclusivo, para que toda a sua estratégia faça sentido.

Como podem ser aproveitados no marketing?

O pop-up pode ser considerado uma ferramenta utilizada dentro do marketing, tendo em vista que é uma forma de comunicação direta e rápida com uma pessoa que navega dentro de um site, seja de conteúdos ou de venda de totens personalizados.

Todavia, para isso, é preciso pensar nas formas eficientes de trabalhar essa estratégia, para que ela possa trazer lucros à sua empresa sem potencializar nenhuma desistência.

Abaixo vamos conhecer alguns desses principais pontos utilizados de forma recorrente por muitos negócios dentro da internet. 

  1. Chamada para um conteúdo

Uma boa dica para utilizar bem um pop-up na sua página é oferecer algum tipo de conteúdo para o seu visitante, algo que não esteja dentro do site, ou até mesmo que seja uma novidade na página, mas que demande algum tipo de esforço para ser encontrado.

O ideal dentro desse caso é trabalhar com informações dentro de newsletters, dessa forma fazendo com que seu cliente assine, colocando dados pessoais.

Isso pode potencializar sua estratégia de captação de leads, utilizando o próprio site como meio disso, mas também trazendo uma boa vantagem que é o alcance do cliente logo que ele entra na página, aproveitando a oportunidade para criar uma nova relação.

  1. Entrega de descontos exclusivos

Os descontos exclusivos são um dos melhores pop-ups existentes, sendo inclusive um dos mais comuns de serem encontrados dentro de sites de venda. 

  1. Novidades dentro do site

Algumas novidades de seu site ou dentro da sua empresa podem ser facilmente entregues ao seu público por meio de um pop-up especial, delimitando o assunto e ao mesmo tempo permitindo uma fácil compreensão daquilo que quer ser comunicado.

Um bom exemplo disso é uma notícia de mudança de estações dentro de um site de venda de roupas, levando o consumidor a conhecer novos produtos rapidamente.

Outra ideia é dar ênfase a descontos e ofertas dentro de um e-commerce, que podem ser visualizadas dentro da plataforma, mas que podem ser impulsionadas por meio do pop-up.

O ideal é utilizar a página para dar referência a algo importante, aproveitando que assim que o usuário chegar dentro do seu site ele vai ter contato com essa comunicação.

  1. Direcionamento na página

Como explicado ao longo do texto, é possível inserir links dentro dos pop-ups, para facilitar a ida do seu usuário até o espaço desejado pela empresa, onde ele pode ter acesso a mais informações ou até um preenchimento de formulário, como uma newsletter.

Essa também pode ser uma utilidade dentro de sites de endereço fiscal virtual que acaba de mudar, mostrando o caminho que deve ser feito e incluindo o novo endereço.

O pop-up serve justamente para facilitar uma ida do usuário para um outro espaço, considerado de importância para a empresa e destacado dentro do banner. 

Por isso, escolha bem qual será o foco dentro desse sentido.

  1. Condição especial

Por meio de uma configuração dentro da página ou por meio de ferramentas próprias é possível saber se aquele consumidor é novo ou não, e se ele está entrando em contato com uma promoção ou com um desconto pela primeira vez, por meio de cookies.

Neste sentido, assim que aquele possível cliente entrar na página e visualizar o pop-up ele poderá ser direcionado para uma condição especial para ele, como uma promoção.

Para isso, é preciso que sua equipe tenha o planejamento certo em mãos, criando um caminho interessante para ser desbravado pela pessoa que entra na página.

Assim, fortalecendo a ação e garantindo os resultados desejados muito mais rápido.

Alguns cuidados necessários

Apesar dos pop-ups serem importante para uma estratégia online de uma empresa de consultoria financeira, é importante trabalhar a possibilidade de que nem sempre elas sejam bem aceitas pelo público, tendo em vista que essa pode não ser a intenção dele.

Se um cliente quer consultar rapidamente os preços dentro de um site ou até mesmo finalizar uma compra com praticidade, o que ele menos vai querer é um pop-up.

Ainda mais hoje, dentro das ferramentas utilizadas nos navegadores, onde existe a possibilidade de cancelar qualquer tipo de pop-up ou anúncio que surja em meio a uma experiência de navegação, indo contra o desejado pela empresa.

Por isso, o primeiro ponto de atenção é delimitar o pop-up dentro de estratégias específicas, evitando utilizar demasiadamente ou até mesmo em páginas erradas.

O ideal é fazer com que a pessoa se interesse por aquilo que é dito na página, e não se aborreça, saindo daquele lugar e procurando um concorrente.

Outro ponto importante é fazer com que o conteúdo dentro do pop-up seja interessante, chamando a atenção e mostrando algo que não está presente dentro da página inicial.

Isso só mostraria uma informação repetitiva, e para um usuário que quer praticidade ou algo exclusivo dentro desse banner, pode vir a ser uma insatisfação.

Uma questão que muitas vezes é esquecida é o tamanho do pop-up, que deve ser prioritariamente pequeno, e também o seu fechamento, focando em algo prático e rápido.

Qualquer tipo de insistência dentro desse tipo de comunicação pode trazer uma má experiência e impressão da página, fazendo o usuário abandoná-la rapidamente,

Considerações finais 

Resumindo, sempre que bem utilizados os pop-ups podem ser excelentes ferramentas de marketing dentro de estratégias bem desenvolvidas e delimitadas por um assunto base, que pode rondar desde uma venda até a participação de uma newsletter.

Estas são páginas que mostram comunicações para seus usuários assim que estes chegam em uma página, e por isso, devem contar com criatividade, autenticidade e sobretudo uma comunicação rápida de entender, sem demasiadas abas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Quer receber meus conteúdos exclusivos? Inscreva-se  na minha Newsletter.