Como avançar o nível de maturidade digital da sua empresa?

A maturidade digital é um indicador capaz de afetar níveis de produtividade em escala nacional, modificando a economia. 

A transição dos setores mais tradicionais do mercado para as tecnologias digitais é um processo que assume graus de velocidade distintos.

Para solucionar as preocupações com possíveis gargalos no desenvolvimento tecnológico das empresas, uma série de consultorias e nomes fortes no mercado estabeleceram escalas que avaliam a inserção destas ferramentas no contexto corporativo. 

Com métricas e extensões que variam, os índices que avaliam a maturidade das empresas lançam um escrutínio sobre a forma como os gestores dirigem seus negócios, o próprio grau educacional e os objetivos acerca da contribuição social. 

As principais escalas que avaliam o grau de maturidade digital das empresas apresentam entre três e cinco níveis, em alguns casos, ultrapassando a marca de dez. 

A medição acontece em questionários detalhados sobre cada setor do ambiente organizacional. 

Para visualizar o que deve ser feito para aumentar o nível de maturidade digital, as empresas se submetem a avaliações como esta em consultorias especializadas. Neste artigo, os pontos abordados nestes índices serão dissecados. 

Desta forma, oferecendo uma nova compreensão sobre o tema, empreendedores de todas as áreas do mercado consumidor podem pensar em soluções personalizadas e inovadoras, fazendo uma boa avaliação de ativos e extraindo o máximo potencial de seu negócio. 

Fatores a ser considerados na transição digital

Os índices mais famosos foram projetados por consultorias especializadas em Tecnologia da Informação, aliadas a empresas voltadas para o setor de marketing. 

A ideia é mensurar a integração de atividades tradicionais às mais modernas soluções digitais. 

Com questões que envolvem a inclusão de bancos de dados, tecnologia em nuvem, protocolos de segurança, automatização e sincronização de dispositivos para monitoramento, é salvo dizer que a maturidade digital atua sobre as dimensões: 

Panorama estratégico

A visão estratégica de uma empresa parte do conjunto de objetivos e missões estabelecidos por seus fundadores, junto a uma análise minuciosa de onde o negócio se posiciona no mercado, seu provável comportamento e pontos-chave de atuação. 

O planejamento estratégico é uma área profundamente abordada pela Administração, sendo este nível hierárquico o cérebro da organização, o centro de decisões que direciona e calibra as atitudes das demais lideranças, colaboradores e parceiros.

A maturidade digital se inicia no nível estratégico, uma vez que a implementação de novas tecnologias deve estar de acordo com as limitações, necessidades e potencial da empresa, um conhecimento fundamental para a execução de qualquer mudança. 

A instalação de um sistema de gestão para pequenas empresas, por exemplo, pode seguir um modelo de planejamento chamado matriz SWOT, destinado à avaliação interna e externa das características de uma empresa. 

Aplicando o conceito para a implementação de tecnologia digital, os fatores internos a ser considerados no avanço deste objetivo, são: 

  • Grau de especialização dos colaboradores; 
  • Modelo de organização das equipes; 
  • Estilo de liderança e trabalho; 
  • Principais canais de contato com o consumidor; 
  • Ciclos de produção; 
  • Malha logística disponível; 
  • Características do cliente médio. 

Assim, é possível traçar um panorama sobre os costumes que fazem parte da tradição da empresa.

Em outras palavras, quais são as atitudes e modelos de trabalho reforçados pelas lideranças desde o início do negócio, a partir de então, o ciclo de transição pode ser criado. 

Em contrapartida, um empreendimento não é influenciado apenas por seus fatores internos. 

A maneira como ele se comporta diante de concorrentes e parceiros é outro aspecto que deve ser analisado durante a fase estratégica de avanço da maturidade digital: 

  • Nível de maturidade digital de concorrentes; 
  • Índices de satisfação do consumidor naquele mercado; 
  • Taxa de cancelamento e devolução de produtos; 
  • Presença digital de especialistas no segmento; 
  • Produtividade média e potencial de retenção de talentos. 

Com a ajuda de uma consultoria financeira, os pilares da transição para um nível mais alto de maturidade digital, evitando grandes rupturas e desperdícios de recursos causados por uma estratégia mal ajustada. 

Ambiente organizacional 

Mapear e adaptar o ambiente organizacional de uma empresa é também um ponto importante na avaliação e implementação de tecnologia digital. 

Uma organização com alto nível de maturidade digital é formada por sua cultura inclinada a dados e testes. 

A implementação de tecnologia passa pela inserção de ferramentas e a integração destas a todas as etapas e pormenores do trabalho administrativo. 

Um negócio de serviços de comunicação visual deve desmanchar as fronteiras entre o físico e o remoto. 

Analisar a integração tecnológica de um ambiente organizacional passa por sua estrutura de cargos e setores, os modelos de liderança empregados, a capacitação dos colaboradores nas ferramentas mais atuais e o incentivo à inovação. 

Espaços com hierarquias mais rígidas e estilos de liderança mais tradicionais e autocráticos, com a tomada de decisão centralizada, enfrentam maiores problemas para implementar mudanças drásticas, provocando maiores tensões no ambiente. 

Os 5 níveis de maturidade digital

A maturidade digital das empresas pode ser resumida em cinco níveis, apesar dos diferentes tipos de escala com menos ou mais graus apurados. 

Uma vez analisada a condição vigente da empresa, os gestores podem se encaixar nas categorias. 

Nível 1 – Estranho a tecnologia

O primeiro nível da escala é marcado por uma vaga presença, quase nula, de dispositivos eletrônicos e ferramentas digitais na rotina diária da empresa. 

Muito encontrado no comércio físico informal, seu modo de atuação ainda é muito tradicional. 

Os empreendimentos que se encontram desta maneira geralmente pertencem a uma destas duas classes: empresas antigas, que trabalham com produtos pouco afetados pelo mercado virtual e por isso, não sentem a necessidade de automação empresarial

Postos de combustível, lojas voltadas para o atendimento às pequenas cidades, locadoras e algumas livrarias são os exemplos mais comuns de negócios que, em geral, seriam categorizados no nível 1 de maturidade digital. 

Nível 2 – Gestão consciente

O segundo nível desta escala diz respeito aos empreendimentos que implementaram tecnologias digitais em uma dimensão ainda superficial ou estão em lenta transição para as ferramentas eletrônicas de comunicação visual

Empresas que já trabalham com notas fiscais eletrônicas, redes sociais e sites para aproximação com o cliente, mas ainda não possuem um modelo robusto e integrado de digitalização correspondem a esta categoria. 

Tais empreendimentos são marcados por uma necessidade percebida pela gestão, em outras palavras, a diretoria sente uma demanda pela automatização de seus processos como forma de aumentar a produtividade e melhorar a organização interna. 

Nível 3 – Rumo à integração

As empresas de nível 3 já implementam ferramentas digitais em uma estratégia mais consistente, digitalizando documentos por completo e automatizando atividades diárias repetitivas. No entanto, suas ações principais não são baseadas no digital. 

Tais empreendimentos podem trabalhar com bancos de dados, mecanismos de segurança da informação e escritório virtual, mas não possuem equipes exclusivas para digitalização da empresa e não tem todo o serviço integrado, apesar de caminhar nesta direção. 

Nível 4 – Nativos tecnológicos

A nível 4, as empresas se relacionam naturalmente com as tecnologias atuais, utilizando-as em toda sua cadeia produtiva. 

Fazem parte desta categoria as startups, modelos de negócios voltados a criação de soluções inovadoras em tecnologia. 

Estas empresas possuem uma capacidade de expansão maior que o comum, uma vez que sua estrutura é altamente adaptável e funciona bem com equipes de quaisquer tamanhos, comportando grandes malhas logísticas e interfaces avançadas de endereço fiscal virtual

Nível 5 – Pioneiros

As empresas no nível máximo de maturidade digital são aquelas que contribuem com o avanço da indústria tecnológica, conhecidas por suas criações inéditas na área. 

Os principais nomes do segmento de celulares, computadores e software estão neste nível. 

Aumentando o nível de maturidade digital

Conhecendo tudo o que define e interfere sobre a maturidade digital das empresas, os gestores se tornam aptos a avaliar e definir ações que avancem o nível de seus ambientes organizacionais, num conjunto de transformações, tais como: 

  • Identificação de pontos de melhoria; 
  • Sincronização de sistemas de monitoramento digital; 
  • Implementação de uma cultura data-driven; 
  • Treinamento e contratação de profissionais orientados a tecnologia; 
  • Inserção em espaços tecnológicos atualizados (eventos, parcerias); 
  • Instalação de ciclos de trabalho com feedback contínuo; 
  • Configuração de índices de desempenho para cada setor; 
  • Implementação de bancos de dados e tecnologia em nuvem;
  • Reforço na segurança da informação. 

Esta é algumas das ações que impulsionam uma empresa na direção correta, elevando os ambientes organizacionais ao estágio de nativos tecnológicos e contribuindo com o máximo aproveitamento de suas capacidades e potencial. 

Conclusão

Em suma, a maturidade digital é um indicador eficaz da adaptabilidade das empresas diante das novas condições do mercado. 

Alinhar seus processos de trabalho com eficiência é uma qualidade que garante a sobrevivência de empresas em cenários incertos. 

Investir em tecnologia é aproveitar ferramentas valiosíssimas para desenvolver um negócio, otimizando a delegação de tarefas e os ciclos de trabalho, além de permitir um controle mais eficiente por parte de gestores e diretores. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Quer receber meus conteúdos exclusivos? Inscreva-se  na minha Newsletter.