Entenda mais sobre chatbots

A palavra chatbot tem sido muito procurada entre os empreendedores, porque essa ferramenta é capaz de conversar com uma pessoa de maneira natural, atendendo suas necessidades de maneira rápida e assertiva.

A transformação digital está ganhando cada vez mais espaço em nossas vidas. As pessoas dependem do computador para trabalhar, assim como de seus smartphones para se relacionar com os outros.

Devido à evolução contínua da tecnologia, os seres humanos já não conseguem mais imaginar a sua vida sem o respaldo dela e da internet.

Por conta disso, frequentemente são realizados estudos e pesquisas para estudar os impactos positivos que as ferramentas tecnológicas estão trazendo para a humanidade.

Como no caso dos chatbots, eles ampliam a capacidade de produção, diminuem as distâncias, fazem surgir novas profissões, otimizam nossas tarefas, dentre outras vantagens.

Essa ferramenta surgiu com a necessidade de estreitar os relacionamentos e permitir que as empresas consigam estabelecer uma comunicação imediata.

Tudo isso também trouxe uma boa redução de custos operacionais, além do aumento da capacidade de resposta das empresas e organizações.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de chatbot, como funcionam e como podem ajudar nas estratégias de marketing e os negócios.

Entenda o significado de chatbot

Chatbot nada mais é do que um software capaz de estabelecer uma conversa com as pessoas, utilizando uma linguagem natural, por meio de aplicativos de mensagens, redes sociais, sendo integrados a diferentes plataformas, como:

  • Sistema de call center;
  • WhatsApp;
  • Messenger;
  • Sites.

Essa ferramenta tem sido usada por diferentes empresas, como um fabricante de cancelas automáticas, por ser capaz de oferecer um suporte imediato e de qualidade para os consumidores.

Ela também reduz a necessidade de manutenção e as empresas não precisam de uma grande equipe de atendimento. 

Nesse sentido, os colaboradores podem ser realocados para tarefas mais importantes.

Sua relação com o marketing tem como objetivo melhorar o engajamento do público de uma marca. 

Esse software também pode ser utilizado para converter usuários em leads, e assim estabelecer uma relação próxima por meio de diferentes canais.

Se você enviar uma mensagem por WhatsApp, por exemplo, as taxas de aberturas são de 98%. Unir essa tecnologia com as possibilidades de comunicação que temos hoje, no marketing, o chatbots ajuda a atrair e qualificar leads.

Também é possível nutrir os contatos, gerenciar as etapas do funil de vendas, obter informações sobre o mercado de atuação do negócio, e ainda realizar um atendimento rápido que ajuda a melhorar a imagem da empresa.

Como esse recurso funciona

Você já sabe que os chatbots são um programa automatizado, capaz de interagir com os clientes. 

Ao utilizá-lo, uma gráfica de banners personalizados consegue interagir com sua audiência 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Esse recurso também não é limitado por tempo ou local físico, o que torna a sua implementação mais favorável para as empresas que não podem arcar com mão de obra necessária para atender por longos períodos.

Seu funcionamento pode ser baseado no estabelecimento de diretrizes ou por meio de inteligência artificial e aprendizado de máquina (machine learning).

O funcionamento por conjunto de diretrizes é a versão mais limitada dessa ferramenta, visto que ela só é capaz de responder a determinado número de solicitações e tem um vocabulário reduzido.

Mesmo assim, é uma boa opção, mas tudo vai depender do objetivo da empresa com a implementação dessa tecnologia.

Um exemplo desse funcionamento é quando o usuário entra em contato com a organização, ao fazer isso, ele receberá uma mensagem automática, que pode apresentar algumas opções para dar continuidade ao atendimento.

Se o usuário responder com uma opção inexistente, a ferramenta vai repetir as opções ou transferir o cliente para um atendente humano.

Esse tipo de integração é bastante comum, e vem sendo uma solução importante para as empresas, como uma de entrega encomenda mesmo dia, que querem objetivar o seu atendimento e facilitá-lo.

Quanto ao funcionamento baseado em inteligência artificial, o chatbot possui uma rede neural artificial, capaz de aprender conforme interage com os usuários.

Em outras palavras, o sistema é capaz de aprender a linguagem utilizada e buscar soluções para diferentes dúvidas.

Ao contrário daquele que é baseado em regras, a versão de funcionamento com inteligência artificial tem uma capacidade ilimitada de aprendizado, pois quanto mais o software interage, mais ele aprende.

Só que para funcionar, ele precisa receber uma primeira carga de informações. Mas, mesmo diante de toda essa capacidade, é fundamental implementar um atendimento híbrido.

Sendo assim, uma empresa de serviços gráficos deve oferecer atendimento tanto pelos chatbots quanto por humanos.

Portanto, agora que já sabe como é o funcionamento dessa tecnologia, no próximo tópico, vamos mostrar as estratégias dela para o marketing e para o negócio em si.

Vantagens dos chatbots para o marketing e para o negócio

Para o negócio, essa tecnologia é vantajosa por diversas razões. Uma delas é que por meio desse recurso a empresa estará disponível 24 horas por dia, para atender às necessidades dos consumidores.

Com isso, uma empresa de delivery frutas melhora sua própria imagem e evita perder clientes por conta de soluções lentas.

Também é uma forma de garantir uma presença digital constante, uma vez que o consumidor percebe que pode contar com você a qualquer momento.

Esse sistema também pode ser utilizado para fornecer detalhes sobre os produtos e serviços, bem como prazos de entrega. 

Ao oferecer respostas imediatas, as pessoas vão se sentir mais satisfeitas e comprar com você.

O consumidor moderno não gosta de burocracia quando o assunto é atendimento ao cliente. 

Por meio dos chatbots, você oferece respostas imediatas e o seu cliente não precisa aguardar por muito tempo.

Pelo fato de a maior parte da demanda do serviço de atendimento ser resolvida por esta ferramenta, a organização pode reduzir o número de atendentes e os investimentos necessários para manter a equipe.

Além de beneficiar os negócios em si, os chatbots são muito benéficos para o marketing. 

Tudo o que uma empresa de serviços de certificação precisa fazer é programar o recurso para atender os seus clientes.

A partir disso, plataformas como Facebook e o WhatsApp se transformam em canais de comunicação 24 horas, o que significa que seus clientes podem esclarecer dúvidas e fazer solicitações a qualquer momento do dia ou da noite.

Essa ferramenta também pode ser utilizada como fonte de geração de leads. Ela recebe notificações que são enviadas apenas aos usuários que autorizam o recebimento, e assim iniciar uma conversa que pode ser convertida em venda.

Estamos falando de uma ferramenta que pode ter papel ativo em suas estratégias de marketing. 

Se ela for bem utilizada e contar com uma linguagem adequada, vai entregar benefícios tanto para o consumidor quanto para a empresa.

Assim como a tecnologia em questão é capaz de gerar potenciais clientes para uma marca, ela também pode exercer um importante papel no período de pós-venda.

Por exemplo, uma empresa que desenvolve sistemas de controles de acesso, pode programar a sua ferramenta para que ela entre em contato com os clientes que fizeram a compra, de modo a estreitar o relacionamento com eles.

O objetivo é saber se as expectativas dessas pessoas foram atendidas e colocar-se à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

Isso é muito importante porque os investimentos necessários para manter um cliente que já foi conquistado são muito menores do que aqueles que aplicamos para conquistar novos clientes.

Portanto, já que você pretende investir nessa tecnologia para melhorar as suas estratégias de marketing e conquistar novos clientes, também pode utilizá-la como uma forma de fidelizar aqueles que você já tem.

Por fim, não poderíamos deixar de dizer que qualquer empresa, como aquelas que trabalham com tecnologia robótica, consegue aumentar suas vendas por meio do uso de chatbots.

Um dos problemas que leva à desistência de boa parte dos consumidores é a demora no atendimento. 

Ao automatizar esse processo, as pessoas não vão precisar esperar tanto, caso queiram comprar um produto ou serviço.

Lembre-se de que o consumidor moderno faz muitas pesquisas, ou seja, antes de comprar qualquer coisa, ele vai pesquisar diversas informações e para isso vai entrar em contato com você.

Ao esclarecê-lo de maneira rápida e cordial, ele vai entender tudo que precisa sobre seus produtos e serviços e isso pode influenciar de maneira positiva na decisão de compra.

Conclusão

Sendo assim, a tecnologia veio para facilitar a vida das pessoas e das empresas, como no caso dos chatbots que apresentamos ao longo deste artigo.

Atualmente, a maioria dos consumidores já foi atendida por esse tipo de software, o que tem elevado a qualidade e a satisfação dos clientes.

Escolha o tipo de funcionamento que mais combina com as necessidades da sua empresa, e modernize o atendimento ao cliente do seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Quer receber meus conteúdos exclusivos? Inscreva-se  na minha Newsletter.