Como aderir ao marketing multinível

O marketing multinível, também conhecido como marketing de rede, é uma metodologia de vendas em que um revendedor ganha uma parte dos lucros obtidos por ele e por sua rede de revendedores.

Esse ganho pode vir de vendas diretas ou por meio do recrutamento de novos vendedores. Quem trabalha com esse modelo de vendas costuma defendê-lo e são bem persuasivos ao apresentarem para outras pessoas.

Por outro lado, alguns costumam ficar desconfiados e, por conta disso, esse modelo de trabalho pode ser descartado por quem não o conhece.

Se você conversar com os revendedores mais engajados de algumas empresas conhecidas, pode ficar com uma má impressão.

Só que antes de formar a sua opinião a respeito do assunto, é fundamental conhecer como funciona o marketing multinível.

A verdade é que ele traz oportunidades de lucros para muitas pessoas que querem voltar para o mercado de trabalho ou que desejam mudar de carreira.

Portanto, caso você não conheça bem o assunto e tenha algumas dúvidas, leia este artigo até o final porque pretendemos esclarecer alguns pontos.

Vamos explicar o conceito de marketing multinível, mostrar como ele funciona, como aderir e quais são as suas vantagens. Confira!

Entendendo o conceito de marketing multinível

Marketing de multinível (MMN), também conhecido como network marketing ou marketing de rede, é uma metodologia de vendas em que o revendedor tem direito à participação nos lucros obtidos por ele e pela sua rede de revendedores.

É uma modalidade de venda direta, baseada no contato pessoal entre os vendedores e os clientes, com o intuito de comercializar produtos e até serviços de certificação.

Esse tipo de venda surgiu em 1940, nos Estados Unidos, criado por Carl Rehnborg, e tornou-se uma evolução das tradicionais vendas diretas unilevel.

Seu surgimento se deu com o intuito de incentivar os revendedores, que além de vender, podem atrair novos distribuidores para a empresa.

Quando isso acontece, o vendedor se torna líder ou gerente de vendas, além de ampliar os próprios ganhos.

Seu funcionamento é muito simples, o revendedor precisa se esforçar para vender os produtos aos clientes, para gerar lucro direto, e ao mesmo tempo, tentar atrair novos vendedores para a rede, para que assim consiga lucro indireto.

É um trabalho maior porque, a partir do momento em que você forma sua própria equipe de vendedores, precisa oferecer suporte a eles, o que envolve:

  • Treinamentos;
  • Orientações;
  • Premiações;
  • Reuniões.

São maneiras de manter os vendedores engajados e ainda aumentar os seus lucros indiretos. No entanto, apesar do trabalho ser mais extenso, o esforço é compensador já que, se você tiver uma equipe bem preparada, terá bons lucros.

Essa área vem se desenvolvendo há um bom tempo, e com isso, surgiram formas mais eficazes de trabalhá-la.

As marcas que trabalham com o marketing multinível não pagam um “garoto propaganda” para divulgar o seu produto. Elas contratam uma empresa de comunicação visual investem na equipe.

Os revendedores não trabalham sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Isso acontece porque eles se tornam distribuidores independentes, possuindo apenas um contrato com a empresa e um kit com os produtos para iniciar o negócio.

É como se fosse uma rede de supermercado ou farmácia, em que cada distribuidor conta com uma loja. A marca então ganha uma rede de distribuidores que pode se transformar em uma rede de pessoas que querem construí-la.

O distribuidor compra da marca por um preço menor e vende pelo valor padrão, que costuma ser tabelado. A empresa consegue um ganho satisfatório e aumenta as suas vendas.

Isso acontece porque, de um lado, ela tem pessoas que querem consumir os seus produtos e, de outro, estão aquelas que querem distribuir suas mercadorias.

Como aderir a esse modelo?

Essa estratégia de vendas é uma opção, tendo em vista que seu ganho vem pela adesão e pela movimentação dos produtos.

São empresas que contam com assessoria empresarial e a partir do momento em que elas cadastram um novo distribuidor, ele precisa adquirir um kit de produtos.

Seus ganhos se dão por meio dos produtos revendidos, e o revendedor obtém um lucro de suas vendas ou das vendas de sua equipe.

Para aderi-lo, você precisa procurar uma empresa que trabalhe desta forma, fazer um cadastro e entrar para a equipe de um revendedor. Existem marcas dos mais variados segmentos e com nomes consolidados no mercado.

Além de ser muito fácil começar a trabalhar com essa metodologia de vendas, ela também é muito vantajosa e vamos falar um pouco mais sobre esses benefícios e diferenciais no próximo tópico.

Vantagens e diferenciais do marketing multinível

Algumas organizações, como uma empresa de entregas rápidas, permitem que as pessoas trabalhem em dias e horários mais convenientes, e isso é um dos pontos que mais atraem interessados em marketing multinível.

Só que, além de poder trabalhar em horários mais convenientes, essa metodologia traz outras vantagens e diferenciais aos profissionais. São eles:

1 – Ganhos compensadores

Sem dúvidas, quem sabe trabalhar com essa metodologia obtém ganhos recompensadores. Quando o revendedor recruta um novo distribuidor, o novo integrante pode criar a sua própria rede após um tempo.

Essas pessoas também podem criar suas próprias equipes, e essa prática aumenta a força das vendas, que vão se multiplicando aos poucos. Portanto, estamos falando de uma metodologia escalável

Para uma empresa de serviços terceirizados, por exemplo, essa escalabilidade aumenta os ganhos dos líderes de venda.

No entanto, é fundamental salientar que a maioria das marcas que trabalham com esse tipo de venda limita os ganhos de um líder, depois que ele atinge uma certa quantidade de revendedores em sua equipe.

Geralmente, uma pessoa não consegue ultrapassar 5 redes criadas, e a intenção com isso é manter os ganhos baseados nas vendas e evitar que o recrutamento se torne o principal gerador de receitas para um líder de equipe.

2 – Total autonomia

Uma das principais características do marketing multinível é que ele garante autonomia de trabalho total para os vendedores.

Se você aderir a esse modelo de negócios, pode escolher quantas horas quer se dedicar ao trabalho, que tipo de produto gostaria de comercializar e para qual público vai vender.

Ainda pode utilizar diferentes metodologias, como a distribuição de folder empresarial, mas é importante saber que o seu ganho é proporcional à sua produtividade.

Ou seja, se você trabalhar muito, vai aumentar os seus ganhos, mas se trabalhar pouco, também vai receber menos.

3 – Apoio de grandes empresas

Ao dar uma rápida pesquisada na internet, vai descobrir que muitas marcas famosas trabalham com o marketing multinível.

Portanto, aqueles que escolhem essa opção de trabalho entrarão em um mercado consolidado pelos números e por empresas conhecidas e que se destacam em seu mercado.

Trata-se de um setor que fatura bilhões anualmente, de acordo com levantamentos realizados pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).

Você pode dispor de uma estrutura de grandes marcas e contar com todo o respaldo que elas têm a oferecer para os revendedores.

Assim como no caso de uma empresa de serviços gráficos, essas organizações possuem planos bem definidos de comissões e bonificação, garantem a qualidade de seus produtos e a capacitação de seus representantes.

Além disso, elas assumem um compromisso de qualidade com os consumidores, o que ajuda a facilitar as vendas e a garantir uma carreira de sucesso para os profissionais.

4 – Estabilidade profissional

Essas atividades trazem mais segurança aos empreendedores, tendo em vista que você formará parcerias e relações colaborativas com outras pessoas, portanto, é algo seguro e estável.

Estamos falando de empresas sólidas que estão comprometidas com as necessidades de seus parceiros.

Elas sabem que os resultados financeiros dessas pessoas são importantes para o seu próprio desenvolvimento. Com isso em vista, criam políticas internas que atendem às necessidades desses indivíduos e trazem mais confiança e credibilidade.

Nesse sentido, os revendedores de uma marca de comida fitness, por exemplo, precisam ser focados e entender que seus ganhos vão depender muito mais de seus esforços do que da própria empresa.

5 – Sem gastos fixos

Por fim, com o marketing multinível você não precisa arcar com pagamentos mensais de despesas inerentes a um negócio físico, como a internet, salários, telefone, luz, entre outros.

Os gastos de uma empresa comum são grandes mas, por meio dessa metodologia de venda, você pode trabalhar de qualquer lugar e gerenciar a sua equipe de revendedores de longe.

É uma maneira de ter o próprio negócio, sem pesar no seu orçamento e conhecendo bem a companhia que será sua parceira nesta jornada.

Conclusão

Por conta da internet, o marketing multinível vem se popularizando e atraindo a atenção de muitas pessoas que desejam melhorar a sua vida profissional.

Por meio dele, você consegue se reintegrar ao mercado de trabalho e obter lucros equivalentes aos seus esforços profissionais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Quer receber meus conteúdos exclusivos? Inscreva-se  na minha Newsletter.