Saiba a importância do posicionamento de marca para seu negócio

Aquilo que move sua empresa e torna seu significado cada vez mais claro para o público-alvo pode ter relação com a aplicação do posicionamento de marca, uma estratégia que garante uma maior compreensão sobre propósitos e diferenciais do negócio.

Se posicionar, de modo geral, é uma das estratégias mais eficazes em relação à proximidade com o público, de modo que faz com que sua empresa seja lembrada.

O principal ponto nesse sentido é entender de que maneira você deseja que sua empresa de alimentação vegana seja lembrada pelos seus clientes, e como isso pode ser conduzido por meio de comunicações, ações da marca e até mesmo as vendas dela.

O posicionamento, portanto, se faz extremamente importante, ainda mais para empresas que acabam de chegar no mercado ou as que já são consideradas antigas por sua atuação.

O ideal mesmo é fazer com que a marca consiga chegar mais intensamente do que um produto ou serviço oferecido em uma empresa de entregas rápidas, sendo lembrado por suas particularidades, mas sobretudo pelo sentimento que agrega em seus clientes.

Portanto, no texto a seguir vamos entender um pouco mais sobre esses quesitos, destacando o que é o posicionamento de marca.

Isto porque ele é tão importante e quais as formas de colocá-lo em prática por uma empresa de atuante na área de serviços de certificação.

O que é o posicionamento de marca?

O posicionamento de marca é uma estratégia viabilizada por empresas para que os clientes da mesma possam entender seus propósitos e também valores a partir de uma série de ações, que fluem o negócio na cabeça dos consumidores, antes mesmo de produtos.

Em outras palavras, podemos dizer que o posicionamento de marca nada mais é do que uma maneira de criar uma percepção dessa empresa na mente de todo o público.

Um bom exemplo em relação a isso é a partir daquilo que sentimentos sobre nossa empresa preferida. 

Por exemplo, podemos reconhecer seus banners personalizados a quilômetros de distância, lembrar das cores, das missões da marca, dentre outros.

Grandes empresas trabalham há anos a percepção de marca entre seus clientes, fazendo com que pudesse ser criada uma cultura em volta do que a marca agrega para os usuários.

É o caso de uma empresa internacional de refrigerantes, reconhecida por todos como aquela que está presente em todos os momentos, celebrando a família, as amizades, e sobretudo, oferecendo sensações de felicidade em qualquer lugar que esteja.

Para que essa construção pudesse ser viabilizada a empresa precisou de fato construir uma série de quesitos, trabalhando pontos que são essenciais dentro do posicionamento, como:

  • Imagem;
  • Voz;
  • Ações;
  • Experiências.

Esta última pode ser considerada a mais importante no trabalho de um posicionamento de marca.

Tendo em vista que é a partir de uma vivência próxima com o que a empresa oferece que clientes conseguem entender melhor tudo o que ela entrega em relação ao diferente.

Qual a importância dela?

O posicionamento faz de fato com que uma empresa de arquitetura escolar se destaque pelo que ela é, e por estar bem alinhada com aquilo que o cliente mais deseja. 

Por esse e outros motivos, são muitas as vantagens de quem aposta nessa estratégia.

Abaixo vamos citar algumas das principais importâncias em trabalhar com o posicionamento de marca, o que pode convencer sua empresa a começar essa estratégia hoje mesmo.

Fidelização

O posicionamento trabalha questões que envolvem a percepção sobre o que a marca é e aquilo que ela entrega, é sempre quem bem desenhadas conforme o público-alvo correto, conseguem entrar na mente dos consumidores e se tornar grandes referências.

Isso acaba induzindo a fidelização, que nada mais é do que um formato onde o negócio de perfumes importados se transforma em uma escolha certa de um cliente.

Essa fidelidade consegue trazer outros pontos positivos, sendo o principal deles a escolha contínua pela empresa, destacando então a relevância em trabalhar o posicionamento.

Visto que a qualidade de um negócio feito com cliente é muito menor que a quantidade.

Diferenciação

Marcas bem posicionadas no mercado são de longe as mais reconhecidas, ficando à frente de outros concorrentes que não fazem esse trabalho. 

Logo, surge-se então uma diferenciação, que transforma a empresa em uma referência naquilo que ela entrega.

É o caso de uma loja de açaí da fábrica, que trabalha uma imagem da sua marca em relação à origem natural da fruta que é ali vendida em forma de sobremesa.

Com isso, pessoas interessadas no produto se tornam muito mais certas de que aquela marca tem o diferencial da tradicionalidade do alimento, e em comparação com outras empresas do ramo, se torna a mais desejada, claramente acima de concorrentes.

Valor

O valor da marca não tem preço, essa é a determinação daquilo que ela vale, mas sobretudo em razão do que ela entrega para o seu cliente e ao mercado.

Por exemplo, uma conhecida marca de perfumes construiu, ao longo de décadas, a importância da sua empresa, seus pontos de diferenciação e sobretudo um posicionamento de marca altamente alinhado aos seus propósitos e necessidades de clientes.

Assim, hoje em dia, o seu valor vale muito, sendo algo que não pode ser palpável e muito menos contabilizado, ainda que este quesito auxilie nos preços que são colocados em seus produtos e tudo o que envolve sua atuação.

Ganhos financeiros

Como dito acima, os ganhos financeiros em empresas que trabalham o posicionamento de marca estão atrelados ao valor que ela tem no mercado e diante de seus consumidores, que compram não apenas um produto, mas tudo o que ela oferece por completo.

Com isso, empresas que sabem pontuar posicionamentos ao longo do tempo, como uma loja de serviços gráficos, conseguem atingir altas relevâncias financeiras.

Dessa maneira, fica mais fácil entender que se ganha muito mais a longo prazo, a partir dessa concepção de marca, mas sobretudo, pelos valores em conta que a empresa cobra, a partir do que ela mesma agrega para o mercado.

Quais as principais estratégias de posicionamento?

Agora que entendemos mais sobre o quão é importante trabalhar a sua marca, sobretudo aquilo que representa seus propósitos e ideias perante seu cliente, vamos ver nos tópicos abaixo algumas das principais estratégias relacionadas ao posicionamento.

  1. Encontrar seus diferenciais

Os diferenciais da sua empresa conseguem moldar, primeiramente, tudo aquilo que será entregue dentro das campanhas de posicionamento de marca. 

Isso porque essa informação será utilizada como trunfo em praticamente toda a estratégia de conquista.

Por exemplo, digamos que sua empresa seja a referência em entrega de produtos sustentáveis. Isso acaba sendo uma grande questão colocada em propagandas.

Sem um diferencial pleno fica muito mais difícil construir um posicionamento de marca, ainda mais em meio a tantos concorrentes no mercado com ideias tão boas quanto as suas.

  1. Entender os problemas solucionados

Que tipo de problema sua empresa consegue solucionar? Se perguntar isso e buscar por respostas pode trazer, em meio a uma grande reflexão, a chave que deve ser utilizada em meio às principais estratégias de posicionamento, ainda mais para o consumidor.

Por exemplo, na elaboração de um plano de vendas com posicionamento de marca, seu negócio precisa apostar naquilo que pode evidenciar o trabalho que é oferecido.

  1. Conhecer bem seu público

Uma marca que conhece bem seu público tem muito mais chances de conquistá-lo. 

Grande parte das questões que baseiam um posicionamento de marca acabam tendo relação direta com pontos de especificação sobre o cliente, como dores, desejos e estilo de vida.

Em um exemplo prático, um consumidor que precisa ter maior segurança dentro de casa em qualquer lugar que esteja, vai preferir o posicionamento de uma empresa que fala essa mesma linguagem, quase que citando os problemas que ele passa.

Dessa forma, a identificação e a valorização por aquilo que a empresa prega passam a ser importantes no momento de uma escolha.

  1. Trabalhar na identidade visual

A identidade visual tem grande importância em meio às posições de marcas, pois de fato são os quesitos que melhor conversam com o cliente, certamente mais rapidamente.

Entender os objetivos e a identidade da sua empresa e projetar esses pontos visualmente e por meio de uma boa comunicação, devem prover maior conexão e chances de escolhas por parte dos consumidores.

Considerações finais 

Portanto, o posicionamento de marca trabalha pontos essenciais de uma empresa de modo que haja percepção da mesma pelo público-alvo, criando uma conexão e uma compreensão que eleve o valor da marca, apontando para sua diferenciação e participação.

Para concretizar esse feito, é mais do que necessário entender o cliente, sua relevância, e sobretudo, saber repassar visualmente e textualmente para o mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Quer receber meus conteúdos exclusivos? Inscreva-se  na minha Newsletter.