Press Kit: saiba mais sobre a importância dele no Marketing

Igualmente chamado de “kit de empresa”, o press kit é um recurso de marketing, também tradicional em áreas como o jornalismo e relações públicas, que visa divulgar a marca ou seu serviço para a mídia.

Ele é comumente formado por uma carta de apresentação, conhecida como press release, além de outros itens que apresentam os atributos do que será apresentado.

Mesmo sendo usado há muitos anos, o press kit não deixou de ser importante e nem foi substituído pelas estratégias digitais.

Entretanto, essa ferramenta passou por algumas mudanças ao longo do tempo, assim como muitas outras práticas. Mesmo assim, o press kit continua sendo uma das melhores ações de divulgação e reconhecimento para as marcas.

Isso fica ainda mais evidente quando levamos em conta o custo-benefício e as possibilidades de retorno trazidas por essa prática em relação ao marketing.

Se você não tem ideia do que estamos falando ou está cheio de dúvidas sobre o assunto, não tem problema.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de press kit, mostrar as principais estratégias de marketing trabalhadas com ele, além de apresentar um pouco mais sobre a sua importância para o marketing e seus resultados. Confira!

Por dentro do conceito de press kit

O press kit surgiu nos escritórios de assessoria de imprensa e é utilizado até os dias atuais para apresentar uma empresa um serviço para a mídia. É um kit que contém objetos que falam um pouco mais sobre um negócio.

No kit de uma empresa de brindes corporativos diferenciados, por exemplo, pode conter uma carta, conhecida como release, onde um assessor de imprensa mostra sobre a organização, contando um pouco sobre sua história, serviços e os propósitos de envio.

É possível enviar um press kit para falar sobre uma inauguração, divulgar uma ação de oportunidade, lançar um produto, dentre outras possibilidades.

Além da carta de apresentação, é necessário incluir objetos que traduzem de maneira prática o serviço prestado.

Um exemplo disso é uma empresa de entretenimento que envia alguns convites para um evento. Ainda, pode-se oferecer vouchers de descontos ou isentar o valor que deveria ser pago.

Quando esse kit foi criado, o objetivo era enviá-lo para jornalistas, que divulgavam o serviço, caso se sentissem satisfeitos.

Desde sempre, a visibilidade de um negócio é fundamental para que ele se torne popular e com isso consiga aumentar suas vendas. No entanto, com a chegada e com o avanço das redes sociais, o kit de empresas sofreu algumas mudanças.

Isso aconteceu porque, atualmente, os textos publicados em jornais, mesmo que virtuais, não têm mais a mesma força de antes.

Houveram muitas mudanças na maneira como nos comunicamos, e um exemplo disso é que, hoje em dia, pode ser mais lucrativo fazer parcerias com influenciadores digitais do que com jornalistas.

Principais estratégias de marketing com press kits

Agora que você já sabe qual é o conceito de press kit e por que as empresas, como um fabricante de troféu acrílico personalizado, podem fazer uso desse recurso, neste tópico, vamos dar algumas dicas para você criar o seu.

Para montar um press kit e apresentar o seu negócio para influenciadores digitais e outros formadores de opinião, é fundamental investir nas seguintes estratégias:

1 – Ter um objetivo em mente

Você não pode enviar um kit por enviar se não estiver acontecendo nada de diferente na sua empresa. Isso é ainda mais importante quando pensamos em influenciadores digitais que recebem uma quantidade enorme de materiais.

Algumas empresas costumam trabalhar com datas comemorativas, como Dia dos Pais, Natal, dentre outras, mas elas são concorridas e o seu kit pode perder espaço para marcas maiores nessas épocas do ano.

Além de explorar as datas do calendário, uma empresa de balão personalizado pode trabalhar em cima de acontecimentos de destaque.

Isso é o que chamamos de ações de oportunidades e elas ajudam a impulsionar o negócio e chamam a atenção do público.

Tanto na hora de explorar uma data, um meme ou divulgar um lançamento, você precisa ter bem claro qual é o motivo de envio do kit para o influenciador.

2 – Elaborar um bom plano de ação

Ter um plano de ação é importante, levando em consideração que, apesar de ser legal receber um presente, nem todos vão divulgar a sua marca.

Nesse sentido, você precisa definir quem é a sua persona e quais são os seus objetivos em relação ao seu público. Considere alguns fatores, como:

  • O público que deseja conquistar;
  • Faixa etária;
  • Localização geográfica;
  • Classe social.

Seria estranho se uma marca de peças automotivas enviasse um press kit para uma influenciadora digital de 17 anos que faça tutoriais de maquiagem, certo?

Portanto, toda empresa, como uma loja de notebook novo, que tenha a oportunidade de fazer uma parceria com alguém muito conhecido, precisa ser cautelosa.

A audiência deste negócio não vai valer a pena se as pessoas não forem qualificadas o suficiente e não tiverem o perfil para se interessar pelo seu produto ou serviço.

3 – Apostar na criatividade

Os influenciadores digitais recebem uma grande quantidade de kits em suas caixas postais. Nesse contexto, você precisa descobrir o que a sua marca tem de diferente das outras.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e, em meio a tantas ofertas, não é fácil se destacar e provar que a sua marca é a melhor opção.

Por exemplo, se uma marca de chocolates quer enviar um press kit para alguém, deve enviar mais um intem junto para agradar e despertar o interesse do influenciador.

Nem sempre esse “brinde” vai estar associado ao seu produto, como no caso da marca de chocolates, que dentro do kit também envia uma agenda personalizada com nome.

Esse complemento pode tornar o kit mais interessante e atrativo, o que aumenta as chances de divulgação, ou seja, a ação vai falar mais alto do que o próprio produto.

Outra forma de diferenciar a sua caixa dos concorrentes é fugir um pouco do comum ao escrever a carta. Você pode fazer isso incluindo uma charada ou ações lúdicas que tornem a experiência de receber o produto algo único.

A importância do press kit no marketing

É sempre recomendado que empresas de brindes sustentáveis devam investir na elaboração de um press kit, uma vez que ele é um importante instrumento de divulgação, que informa um formador de opinião sobre a marca, produtos e serviços.

Afinal, a estratégia ajuda a ampliar a relação com a imprensa, tanto online quanto offline, e passou a ser adotado para melhorar o relacionamento com os stakeholders, levando em conta o objetivo e o planejamento das ações.

Por meio do press kit, a organização aumenta suas chances de gerar mídia espontânea em diversos canais, como veículos jornalísticos e redes sociais, fortalecendo a marca e ganhando visibilidade em diversos meios.

Se uma empresa oferece brindes para clientes, naturalmente vai atrair a atenção dessas pessoas e estimular a famosa propaganda boca a boca.

A mesma situação se aplica quando enviamos um press kit para um influenciador digital. Se ele for criativo e bem elaborado, como consequência irá despertar o interesse dessa pessoa, que vai falar sobre a sua marca para os seus seguidores.

Ou seja, o resultado é a construção de uma mídia espontânea muito valiosa. No entanto, para conquistar esses resultados, é essencial criar uma sinergia entre as partes envolvidas.

Ou seja, é necessário que exista uma conexão entre os materiais do kit e a pessoa que vai recebê-lo. Você precisa seguir as exigências padrões, como a relevância do material e o interesse do público que vai receber a divulgação.

Além de elaborar a carta e incluir os materiais necessários, é interessante criar um folder de apresentação criativo.

Essa ferramenta é muito utilizada pelos escritórios de assessoria de imprensa, além das agências de relações públicas e marketing, e para elaborá-lo, você deve contar com um departamento interno de comunicação.

Caso não possa contar com uma equipe especializada, seguindo as dicas que mostramos acima, é perfeitamente possível montar um press kit de destaque.

Conclusão

As organizações costumam utilizar essa ferramenta para fazer lançamentos, tanto de uma nova marca, quanto a inauguração de uma loja, a chegada de um novo produto, entre outras situações.

Você pode criar um press kit em formato de convites, personalizando o material e utilizando-o para convidar profissionais da comunicação social e influenciadores digitais a conhecerem seu negócio.

Dedique uma mensagem pessoal a eles para mostrar a importância que a parceria representa para a sua empresa, e que você faz questão de que a pessoa participe da história da sua marca.

Isso vai despertar o interesse de alguém que também lida com o seu público e que por essa razão tem o poder de impulsionar o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Quer receber meus conteúdos exclusivos? Inscreva-se  na minha Newsletter.