6 dicas para realizar sorteios no Instagram

Os sorteios estão entre as principais ações promocionais empreendidas no Instagram, um método simples de atrair novos clientes a partir da oferta de um item gratuito. 

Apesar de associado à informalidade, um sorteio pode transmitir autoridade para uma página. 

A estratégia de atração garante resultados rápidos a um baixo custo, causados pelo intenso engajamento nas publicações relacionadas ao sorteio. 

No entanto, converter essas interações em clientes reais e duradouros exige um planejamento robusto. 

Aplicáveis em empreendimentos variados, um sorteio pode atrair um novo fluxo de visitantes para uma loja, potencializar o alcance de um evento ou anunciar um novo serviço ao abordar diversas áreas, alimentação, cosmética, tecnologia entre outras. 

O empreendedor que deseja realizar um sorteio pela rede social, deve observar a dinâmica que deseja fomentar e o público que pretende atrair, visando um efeito de longo prazo no desempenho da página e no fluxo de caixa do negócio. 

Um dos erros mais comuns é estabelecer uma estratégia de vise alcançar o número máximo de pessoas, observando volumes totais de cliques e interações, sem preocupar-se com a segmentação do público. 

O sorteio é visto como um sucesso por seu amplo engajamento, apesar de traduzir-se em efeitos mínimos sobre a captação de leads. 

Assim, o empreendedor presencia uma campanha de impacto severamente reduzido. 

Conhecendo seu público no Instagram

O Instagram é atualmente a mais popular rede social de uso em smartphones e outros aparelhos digitais portáteis. 

Sua característica basilar é a exibição de fotos como aspecto principal da publicação, com textos de ordem secundária na descrição do post

A navegação sobre esta rede social se dá por meio de uma página inicial que agrupa as fotos mais recentes publicadas por contas seguidas pelo usuário. 

Desta maneira, o indivíduo analisa, curte e comenta em dezenas de postagens em poucos minutos. 

A organização do Instagram valoriza a publicação constante de conteúdo e um engajamento intenso na forma de comentários, por onde o algoritmo define o nível de relevância de um perfil para cada usuário. 

Seguindo as métricas de outras redes sociais, o Instagram segmenta seu volume de usuários em blocos relacionados ao tipo de conteúdo que cada usuário tende a consumir, rastreando padrões de comportamento que permitem a previsão de preferências. 

Assim, o “feed”, termo utilizado para referir-se à página inicial, é organizado de modo a priorizar publicações que contenham um alto nível de afinidade com cada audiência, relegando ao fundo da tela as postagens de baixo score

Compreender a segmentação de público do Instagram é essencial para definir qual é o público-alvo de um sorteio, adequando-o à campanha de marketing digital para atração e retenção de clientes. 

Diante da concorrência dos mercados digitais, é fundamental para o empreendimento definir métricas que foquem na fidelização do cliente, ou seja, na inserção de cada lead na cartela de consumidores recorrentes da marca. 

Relevância e obsolência

O potencial de uma publicação no Instagram é avaliado de acordo com a quantidade de visualizações, curtidas e comentários.

Além da rapidez com que essas interações se acumulam em função do tempo decorrido desde o momento exato da postagem. 

Publicações que atraem um alto número de interações em um espaço de duas horas desde a primeira exibição são recomendadas com mais frequência na aba “Explorar”.

Isto é, postagens de perfis não seguidos pelo usuário, como um grande painel de publicidade.  

Portanto, é importante que o perfil onde será anunciado o sorteio tenha um histórico de boa frequência de publicações. 

Uma conta que exibe poucas postagens por semana detém um potencial de impulsão menor em comparação a uma conta que publica todos os dias. 

Contudo, os números totais de publicação não são suficientes para um bom posicionamento na rede social.

Os algoritmos do Instagram também associam o comportamento da página ao comportamento de sua audiência, descontando pontos de relevância por incongruência. 

Entende-se que a quantidade média de curtidas adquiridas por uma página bem gerenciada corresponde a 10% do número de seguidores em seu perfil. 

Isso significa que um perfil com bom engajamento de 20 mil seguidores detém a média de 2 mil curtidas por publicação. 

Esse efeito é causado pelo grau de afinidade reduzido no processo de seguir uma página, onde o usuário se interessa pelo conteúdo em um primeiro momento, mas o esquece logo em seguida. O Instagram calcula um padrão de comportamento dos 10% engajados. 

A partir deste cálculo, como um flyer digital, é possível analisar o alcance de uma página e seu potencial para conversão de longo prazo. 

Uma postagem que atrai muitas interações incompatíveis tende a uma queda acentuada de desempenho entre publicações. 

Punições

O Instagram estabelece uma política de combate a interações consideradas agressivas e impróprias. 

Para além da publicação de conteúdo proibido, algumas estratégias de marketing agressivo podem gerar punições de nível leve a moderado sobre a conta. 

Uma destas estratégias é o chamado “spamming“, a publicação repetida de conteúdo com uso de disparos por minuto, por vezes realizados com uso de ferramentas automáticas. 

Este tipo de postagem é considerada poluente para o feed e irritante para a audiência. 

O spamming pode se revelar na sessão de comentários, onde uma conta única ou contas distintas realizam muitos comentários de conteúdo repetido em uma mesma postagem. 

A rede social entende o fenômeno como manipulação desonesta dos algoritmos do Instagram. 

Realizando sorteios eficazes

Conhecendo a dinâmica do Instagram, o empreendedor pode organizar sorteios que não apenas estejam em conformidade com as normas da plataforma, como também utilize seus métodos de avaliação do conteúdo como ferramenta em favor de sua campanha. 

Organizar um sorteio eficaz depende da observação dos seguintes critérios: 

  1. Definição de um resultado final; 
  2. Estabelecimento de um prêmio relevante; 
  3. Criação de regras otimizadas; 
  4. Construção de uma identidade gráfica; 
  5. Integração à automação; 
  6. Definição de horários de publicação e resposta. 

Aspectos esses, essenciais para o sucesso de uma ação promocional. Cada critério denota a importância de planejar sorteios, brindes e promoções em conformidade com uma estratégia de marketing digital coerente com o veículo de comunicação utilizado. 

  1. Definição de um resultado final

É importante que o empreendedor projete o resultado que deseja alcançar com a criação de um sorteio. 

Esse aspecto é primordial por ser ele o fator que definirá as regras da ação, de modo a alcançar com eficiência o desempenho esperado. 

Uma clínica de massagem pode planejar uma ação promocional para divulgar uma técnica recém instalada em seu negócio.

De modo que o indivíduo contemplado pelo sorteio terá direito a uma sessão gratuita, tornando-o um catalisador de demanda. 

O objetivo deste estabelecimento é a formação de marketing orgânico por meio da retenção de um cliente, que no caso é o vencedor do sorteio. 

Portanto, é importante que o público das inscrições seja parte da audiência ideal para a formação de leads qualificados. 

  1. Estabelecimento de um prêmio relevante

O prêmio ao final do sorteio deve ser coerente com a proposta da empresa e com os interesses do cliente, buscando uma conciliação entre ambos os aspectos. 

Um prêmio muito custoso pode impactar negativamente o caixa da empresa. 

No entanto, um erro comum é a disponibilização de prêmios ruins, ou seja, objetos que já estavam parados em estoque ou possuem pouca relevância para o mercado. 

Uma loja de notebook para escritório, por exemplo, deve compreender a veia investidora do sorteio. 

O sorteio é um modo de captação e retenção de clientes, uma ação excepcional de impulsionamento de marca, visando alcançar autoridade mais rapidamente. 

Assim, o empreendedor não deve abordá-lo como um modo de “se livrar” de mercadoria indesejada. 

  1. Criação de regras otimizadas

As regras para o sorteio observam a objetividade das normas, de modo a evitar ambiguidades que comprometam o resultado da ação, assegurar a afinidade com a dinâmica, objetivo da campanha e a logística do prêmio, como um kit café presente.

As normas devem ser pensadas de modo a estimular a interação com as publicações da postagem sem com isso estimular a produção de spam

Os critérios estipulados envolvem também características demográficas como a região do público-alvo. 

  1. Construção de uma identidade gráfica

A identidade visual de um negócio é essencial para o sucesso em redes sociais como o Instagram, onde a interação com a imagem é o aspecto que define a quantidade e frequência de engajamento na publicação. 

Uma loja de bicicleta com bagageiro pode definir sua identidade de marca por meio da escolha de cores que representem a persona.

Isto é, a voz da empresa diante de seu mercado consumidor, a originalidade, coerência e boa comunicação são essenciais. 

  1. Integração à automação

Os sorteios, em geral, atraem um grande volume de inscrições mesmo em canais de pequeno porte.

Para assegurar que os cadastros são armazenados em tempo real, com exatidão das informações, o uso de ferramentas automáticas é importante. 

Uma sala comercial pequena pode monitorar o andamento do sorteio, bem como realizá-lo com o uso de uma ferramenta automática de recolhimento e escolha dos dados, garantindo ao público a idoneidade do processo. 

  1. Definição de horários de publicação e resposta

O horário onde as postagens são lançadas no Instagram, bem como a frequência de respostas aos comentários operam um grande impacto sobre o posicionamento da publicação nos algoritmos da plataforma. 

O empreendedor deve observar o atendimento ao público durante toda a fase do sorteio, esclarecendo dúvidas e explicando, com exatidão, os detalhes do sorteio, comunicando as diretrizes em uma entrega de documentos digital, informal e aberta. 

Conclusão

Portanto, os sorteios no Instagram figuram entre as atividades que mais mobilizam e geram engajamento rápido para perfis de pessoas físicas ou empresas, uma estratégia de alavancagem eficiente para o marketing digital, desde que executada corretamente. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Quer receber meus conteúdos exclusivos? Inscreva-se  na minha Newsletter.