Página de agradecimento saiba a importância para seu negócio

A página de agradecimento é essencial após uma interação de um usuário ou até mesmo cliente após ação feita dentro de uma plataforma. 

Como o próprio nome sugere, é uma maneira de agradecer o feito, mas também direcionar para outra etapa de estratégias.

Provavelmente, já deve ter visto essa página antes de fechar a página de um site, por exemplo, de delivery de medicamentos depois de confirmar uma compra ou entrega.

De modo geral, a presença dela pode ser ou não escolhida pela equipe responsável pela comunicação dentro de um site ou landing page

Porém, sempre que presente, pode prover inúmeras vantagens, ajudando ainda mais na conexão do consumidor de um serviço.

Mas, para de fato ter todas as possibilidades e benefícios que uma página, por mais simples que seja, traz, é preciso estar atento às preocupações estratégicas, que moldam o formato do conteúdo, podendo acrescentar outras funcionalidades à essa interação virtual.

Abaixo vamos ver mais sobre o que é de fato essa página, entendendo ainda seus pontos de importância para uma empresa de instalação de internet e de que forma montá-la.

O que é uma página de agradecimento?

Para adentrarmos melhor naquilo que representa e mostra com propriedade o que é uma página de agradecimento, devemos começar imaginando um site de uma empresa ou até mesmo a landing page de um produto ou serviço que a marca oferece a alguém.

Digamos que o produto é um e-book de conteúdos voltados a criação de uma sala privativa coworking, e para acessá-lo o usuário precisa permitir um download.

Essa ação é feita a partir do recolhimento de informações básicas, tanto de contato quanto pessoais e profissionais sobre o usuário, certamente parte de um público-alvo da empresa.

São essas:

  • Nome;
  • Telefone;
  • Profissão;
  • E-mail;
  • Idade;
  • Como achou o material.

Além disso, dentro desses formulários é bem comum que a empresa peça por algum tipo de verificação, que permita saber se de fato é um usuário ou algum robô, utilizando um formato de checagem por números, resultados de somas e até mesmo verificação de inteligência.

No momento em que toda essa etapa é concretizada, as páginas que exibem o material, e enviam para o e-mail informado pelo cliente, existe a atualização para uma página de agradecimento, onde encontram-se formas de contato com o público que fez a ação.

Dentro da página pode conter apenas uma parabenização pela ação, um obrigada da empresa pela escolha do material, mas também a condução desse usuário para outro lugar.

É bem provável que você já tenha passado por esse mecanismo, e visto algum tipo de banner personalizado com informações que conduziram para uma página principal, a oferta de um produto ou serviço, ou até mesmo materiais complementares.

Lembre-se, nem sempre estávamos falando sobre o download de um material. 

Pode ser uma compra de ingressos para um evento, a leitura de um conteúdo dentro da própria página ou até mesmo um contato que foi desejado com a equipe de atendimento.

De modo geral, a página de agradecimento serve tanto para que a marca de cartao fidelidade doces possa prolongar uma conexão com seu usuário, mas também utilizar como gancho para outra ação que faça parte da sua estratégia de venda ou oferecimento.

É bem comum que as páginas de agradecimento venham com um formato e uma comunicação visual diferenciada, indicando a pessoa que está acessando-a uma novidade, ou uma mudança de espaço, desde o lugar onde começou a conexão com o site.

Por que ela é tão importante?

Agora que entendemos de maneira profunda o que é de fato uma página de agradecimento, é interessante sabermos porque ela é considerada importante para os negócios que tem sites e landing pages. O primeiro ponto é a continuidade da comunicação com o cliente.

Muitas vezes quando o consumidor de uma empresa ou até mesmo o usuário de um site de conteúdo faz uma ação, como download de um livro de receitas para escola infantil tempo integral é importante que ele saiba que a ação que realizou ali foi concretizada.

Caso isso não acontecesse, haveria uma dúvida se de fato a solicitação funcionou bem, seja de um atendimento solicitado ou de um conteúdo enviado ao e-mail.

Pode parecer simples, mas providenciar esse entendimento logo após a ação pode confirmar com clareza a atitude feita pelo usuário, o que vai fazê-lo sair dali com a certeza de que conseguiu o que queria, tendo então o feedback da empresa ou do site.

Outro ponto é a forma como o negócio dá um parecer a partir da ação. 

Muitas vezes é considerado inadequado apenas oferecer um material para download e a página continuar dentro de uma mesma plataforma, sem nenhuma parabenização ou mensagem diversa.

É como se você estivesse atendendo uma pessoa presencialmente dentro de uma loja de caixa de papelão personalizada para presente, em um shopping de uma cidade.

Assim que o atendimento acaba, é importante seguir com uma comunicação com o cliente, impulsionando uma conexão e também uma forma de agradecimento, que fará toda a diferença, tanto para a satisfação de quem compra, quanto em questão da fidelização.

Isso porque, muitas das vezes, as primeiras impressões em meio a um atendimento são aquelas que firmam uma vantagem para a empresa em reter o cliente.

No meio de uma experiência ruim, onde compramos algo em uma loja e nem ao menos recebemos uma conversa de contato mínimo com o vendedor, certamente estranhamos, e em alguns casos, pode parecer como algo chato, ou até mesmo desrespeitoso.

Dentro de uma página de vendas, ou até mesmo uma landing page especialmente feita para uma estratégia de download de conteúdos, essa conexão deve ser privilegiada.

Por fim, algo que pode ser essencial dentro de estratégias de empresas de notebook escritório é a possibilidade de oferecer algo a mais para os clientes dentro da página.

Isso porque, se o usuário já deu o primeiro passo e se conectou com o que sua marca oferece, ele certamente estará propenso a entender ou conhecer outros pontos importantes, como mais informações da empresa ou até mesmo um produto que ela oferece.

É o caso de página de venda, principalmente, sites e e-commerces, onde uma escolha de produto dentro de um carrinho pode impulsionar uma outra compra, seja de um produto similar ou até mesmo complementar para aquele momento de consumo.

Dessa forma, a empresa consegue ter muito mais chances de venda. Em um outro tipo de estratégia, como a menção de uma rede social para ser seguida, existe a forma de conseguir maior audiência, e por aí segue essa estratégia.

De que forma começar essa página para seu negócio?

O primeiro ponto para começar a pensar em uma página de agradecimento é começar a pensar em que tipo de estratégia seu negócio estará focando. 

É a disponibilização de um ebook, a compra de um curso, a inscrição em uma newsletter de dicas?

Entender o ponto de partida é essencial para formatar a página, e também escolher os componentes presentes nela, como botões, ícones e principalmente os textos.

Depois desse ponto, é importante fazer uma comunicação onde o consumidor se sinta abraçado, entenda a vantagem da escolha que fez, e possa ter de fato algum tipo de conexão com o site ou com a empresa de landing page a partir dali.

Um mecanismo que grandes empresas recorrem é a disposição do nome do usuário, em meio às mensagens de agradecimento, o que pode ocorrer através de ferramentas próprias.

Outro ponto de atenção é tentar atrelar a página à uma estratégia de vendas, feita a partir do conhecimento de um público específico dentro de um funil de vendas.

Por exemplo, utilizando o funil é possível trabalhar um público intermediário, que conhece a empresa e tem contato com materiais de apoio que ela oferece, que podem ser interessantes para uma escolha de compra de um produto ou serviço.

Por fim, o ideal é escolher as possibilidades de complemento que a página pode trazer, além de um agradecimento. 

Podem ser botões que levem a outro site, um contato direto com atendente da empresa, e até mesmo oferecimento de outros produtos.

Considerações finais 

A página de agradecimento pode parecer, à primeira instância, pouco usual e até mesmo não obrigatória. 

Porém, a partir de suas vantagens, bem como conexão mais fiel com um consumidor ou usuário online, ela pode ser altamente vantajosa para sua empresa.

Mas, para isso, é essencial saber montá-la, e entender suas possibilidades dentro de um site e principalmente em uma landing page de compras.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Quer receber meus conteúdos exclusivos? Inscreva-se  na minha Newsletter.