11 funcionalidades do Instagram que muitos não sabem usar

Cada vez mais as redes sociais crescem entre as pessoas, tornando-se importante que elas a entendam por completo. Por isso, conhecer e saber usar as funcionalidades do Instagram, uma das maiores plataformas atualmente, é bastante vantajoso. 

O Instagram é uma rede muito conhecida e que, a cada dia, atrai mais usuários adeptos. Isso acontece devido a sua versatilidade e variedade de conteúdo, permitindo que o feed seja personalizado de acordo com seus desejos.

Nesse contexto, conhecer algumas de suas funcionalidades pode auxiliar, principalmente, os produtores de conteúdo, mas também as pessoas que desejam aproveitar ao máximo tudo o que a plataforma pode oferecer.

Contudo, a maioria delas não são muito conhecidas pelos usuários, mas podem garantir uma experiência de melhor qualidade para eles, de acordo com seus desejos e necessidades, otimizando o compartilhamento e produção de conteúdo.

Dentre algumas das vantagens de colocar em prática as diversas funcionalidades do Instagram, estão:

  • Uso integral da plataforma;
  • Maior alcance para contas comerciais;
  • Conteúdo diferenciado e mais interativo;
  • Aumento da interação com as publicações.

Dessa forma, quanto mais pessoas tiverem acesso a essas ferramentas e conhecerem suas funções, mais completa e variada a rede social fica, garantindo que todos os gostos sejam atendidos e satisfeitos.

Funções da plataforma que você precisa saber

A cada atualização, a aplicação disponibiliza diversas funções que não ficam claras para os usuários em um primeiro momento.

No entanto, são essas as funcionalidades capazes de fazer com que sua conta entregue conteúdos, otimizando seu uso e permitindo a existência de uma rede social integrada e completa. Conheça algumas dicas a seguir:

1 – Links na biografia

Uma opção fornecida pela plataforma é a de inserção de links na biografia do perfil (espaço para adicionar um texto se apresentando no próprio perfil). Ela permite que ele seja trocado sempre que desejar.

Com o link, outros usuários conseguem acessar páginas de diferentes websites partindo do Instagram. Dessa forma, é possível direcionar e aumentar o tráfego orgânico gratuitamente.

Na prática, uma empresa de refeições coletivas pode adicionar na sua bio o link para o seu site, do qual contém todas as informações de contratação, oferecendo um serviço completo aos seus seguidores e direcionando-os para obter mais detalhes de sua missão.

2 – Agendamento de publicações

O Instagram permite que o gestor da conta agende um dia e horário para determinada publicação, garantindo que será postada de acordo com um calendário definido previamente, sendo uma funcionalidade mais utilizada por contas comerciais. 

Logo, a empresa que já sabe em quais horários há mais engajamento do público, consegue se assegurar de que sua foto ou vídeo seja postado seguindo o cronograma.

Com a publicação indo ao ar na melhor hora, alcança-se melhores resultados, uma vez que ela é apresentada ao usuário mais sujeito a interagir e engajar com ela, aumentando o seu alcance. 

Isto é, uma empresa que produz cartão de visita pessoal pode programar publicações para todo domingo à tarde, permitindo que seu responsável não corra o risco de esquecer e ter que esperar 1 semana para atingir o ápice de público, por exemplo. 

3 – Realização de lives

As transmissões de vídeos ao vivo, mais conhecidas por lives, são uma funcionalidade da plataforma que permite que um uma pessoa interaja com seus seguidores, permitindo um contato em tempo real. 

O que é muito eficiente para as contas comerciais, uma vez que permite que elas melhorem o seu relacionamento com seus usuários consumidores, auxiliando em seu desenvolvimento e aumento do alcance.

A partir delas, o perfil que iniciou a live consegue responder perguntas de quem os acompanha, ver as reações momentâneas, iniciar um bate-papo sobre diversos assuntos e oferecer naquele momento o conteúdo que eles precisam. 

Ou seja, uma conta de clínica de estética corporal, ao fazer uma transmissão ao vivo conseguirá se engajar momentaneamente com seus seguidores e em tempo real, tirando dúvidas sobre procedimentos, aumentando as chances de se tornarem clientes.  

4 – Promover enquetes

As enquetes são uma ótima maneira de alavancar a interação dos seguidores com o conteúdo compartilhado, além de permitir que a conta entenda o pensamento e a opinião real de cada um deles. 

Para isso, antes de compartilhar uma foto nos stories, é necessário selecionar o adesivo de enquete, fixar no lugar da tela desejado e escrever os tópicos que serão comparados, sendo possível analisar os resultados completos de cada voto posteriormente. 

É a maneira mais fácil de acessar o feedback direto de quem acompanha a página, entendendo seus desejos, gostos e pensamentos sobre o tema, permitindo que as estratégias para satisfação deles sejam mais eficientes e focadas em certos pontos. 

Assim, um negócio pode criar um meio descontraído de interagir com seu público, como fazer uma enquete: “o que você prefere: agendar consulta oftalmologista ou consulta dermatologista?”, fazendo o relacionamento entre elas ser mais dinâmico e divertido.

5 – Sorteios e promoções

Como uma maneira de aumentar o alcance de um perfil e seu engajamento, um perfil pode realizar sorteios de determinados produtos como uma surpresa para seus seguidores. 

Para isso, é importante deixar algumas regras na publicação, como marcar amigos por comentário ou compartilhar a foto oficial, aumentando a interação deles com o conteúdo da marca, possibilitando um desenvolvimento e engajamento com o perfil. 

Vale ressaltar que esse é um investimento que visa levar o conteúdo para mais usuários dentro da plataforma e que exige um domínio e organização de todas as etapas para impedir confusões ou más interpretações do que foi postado.

6 – “Saiba mais” nos stories

A funcionalidade do “saiba mais” fica localizada nos stories e é utilizada para levar o usuário espectador para uma outra página que o perfil que postou desejar. Para que ele tenha acesso ao link, basta “arrastar para cima”.  

Com isso, o perfil consegue direcionar o seu tráfego para onde ele desejar, como para seu site de sala para palestra, o que varia de acordo com as necessidades e objetivos do perfil. Entretanto, esse recurso só fica disponível para contas comerciais. 

7 – Criar destaques para as publicações

Existe uma funcionalidade do Instagram que serve como uma maneira de organizar e fixar determinados stories no perfil de uma conta. Nela, o dono consegue separar todos os seus stories postados nas categorias que desejar. 

Dessa forma, quando outro usuário acessar o perfil, conseguirá ter acesso aos stories mesmo depois das 24 horas de postagem. 

Logo, uma empresa que cria flyer digital poderá criar destaques com fotos de trabalhos realizados, projetos bem-sucedidos, horário de funcionamento e outras informações que são interessantes para um primeiro contato com a marca.

8 – Usar pincéis e diferentes fontes nos stories

É muito importante que uma conta consiga se destacar em meio a um ambiente cheio de informações e de outras contas com conteúdo similar no feed e stories de um usuário. Por isso, pequenos detalhes podem ser muito eficazes. 

Dessa forma, é interessante usufruir de diferentes pincéis, cores, fontes e títulos nos stories, visto que ele é um mecanismo rápido e precisa chamar a atenção dos espectadores. Ele permite desenhar de maneira personalizada e disponibiliza uma variada paleta de cores. 

9 – Notificações de publicações de contas

A plataforma permite que um usuário saiba exatamente quando sua página preferida publicou um conteúdo, por meio da permissão ao envio de notificações de postagens selecionadas, como publicações no feed, stories, reels, lives ou vídeos. 

Ou seja, se um usuário gosta muito de uma empresa de cabeamento estruturado de redes e não quer perder nenhum de seus conteúdos, ele pode permitir que o aplicativo envie uma mensagem quando ela postar qualquer tipo de material. 

Para tornar essas notificações ativas, é preciso acessar o perfil desejado, seguir e acessar “notificações”, que ficam em formato de sininho.

10 – Salvar posts

Quando um usuário se interessa por um tópico postado, mas não pode analisar a publicação profundamente naquele momento ou deseja guardá-la para outro momento, ele pode salvá-la dentro da plataforma, permitindo acesso posterior. 

Para fazer isso, ele deve apenas clicar no ícone de bandeirinha embaixo da publicação que ela ficará armazenada com todas as outras no perfil, podendo ser separadas por categorias.

Dessa maneira, um usuário que viu um perfil que postou sobre 5 essenciais na hora de criar um grande painel de publicidade, mas está no médico e não consegue ver o vídeo no momento, ele pode guardá-lo para assistir depois.

11 – Mudar para perfil comercial

Como foi visto, a conta comercial permite acesso a diversas outras aplicações da plataforma, portanto, torna-se muito importante entender como tornar um perfil de negócios, destinado ao comércio e à divulgação de uma empresa.

Só é necessário entrar no próprio menu do perfil, acessar as configurações, depois “Conta” e, por fim, mudar para Conta Comercial, podendo conectá-la a outras redes sociais, aumentando a disponibilidade de recursos e inclusão de mais detalhes, como contato.

Conclusão

O Instagram ainda possui diversas funcionalidades não tão conhecidas pelo público, mas que podem ser muito úteis para um uso completo do aplicativo. 

Neste conteúdo apresentamos algumas das principais, sendo importante entendê-las e colocá-las em prática, visto que elas podem ajudar o usuário a aproveitar genuinamente tudo o que a rede social pode oferecer. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter

Quer receber meus conteúdos exclusivos? Inscreva-se  na minha Newsletter.