A VPN is an essential component of IT security, whether you’re just starting a business or are already up and running. Most business interactions and transactions happen online and VPN

Muito comentado em sites, portais e blogs da área, o Marketing Automation tornou-se objeto de desejo por empresas de todos os setores e tamanhos. Mas é realmente para isso que serve? Automatizar processos de marketing é realmente tão gratificante? Neste artigo, vamos nos aprofundar no tópico e entender por que ele é tão importante.

O conceito de automação de marketing

A automação de marketing é uma tecnologia processo que apóia o setor de marketing para automatizar tarefas de criação, execução, gerenciamento, relacionamento e monitoramento de estratégias.

É uma maneira de simplificar as tarefas de marketing manual mais pesadas, complexas e chatas, como: criação de landing pages, criação de email marketing, envio de pesquisas de mercado, gerenciamento de fluxos nutricionais, análise de estágios de liderança, produção de relatórios e outros trabalhos.

Inteligência humana não é descartado, o papel do profissional de marketing é configurar e fornecer ferramentas de automação: parâmetros, diretrizes e conteúdo. Além disso, a máquina cuida de todo o processo.

Os benefícios da automação de marketing

Sabendo que muitos processos técnicos, que levam tempo e são suscetíveis a erros manuais, podem se tornar automáticos, você já deve imaginar as inúmeras vantagens, certo? Portanto, preparamos uma lista com 6 razões para convencer qualquer gerente de que é um investimento que vale a pena. Verificação de saída:

Economia de tempo

Este é talvez o benefício mais óbvio. Os profissionais de marketing envolvidos nas estratégias podem se dedicar mais ao planejamento das ações e à análise dos resultados.

Por exemplo, com a criação de leads realizada automaticamente, a equipe de marketing só precisa definir os caminhos que cada lead seguirá, de acordo com as interações feitas. Por exemplo, um visitante se inscreve no site e, em seguida, a ferramenta aciona uma mensagem de boas-vindas no e-mail registrado e um conteúdo mais aprofundado dois dias depois.

Leads melhor preparados

Ter que lidar com muitos leads e em diferentes estágios do funil pode confundir e dificultar o trabalho manual com base em planilhas e anotações. Esqueça, com a automação, você pode programar as ferramentas para entender exatamente o nível de conhecimento e envolvimento de cada lead em seu fluxo nutricional, não importa quantos você tenha em sua base. A instalação é a mesma para quem envia conteúdo para 10, 100, 1.000 ou 50.000 contatos.

Lembre-se de que quanto mais caminhos forem criados, mais segmentada será a sua lista. Assim, seus leads são mais provavelmente receberá conteúdo personalizado, alinhado aos seus interesses e maiores serão as oportunidades de fechamento de um negócio.

Leads mais qualificados para vendedores

Um cliente em potencial, devidamente educado e envolvido com as soluções da empresa, tende a facilitar a vida dos vendedores. Conduzindo uma negociação conhecendo todas as interações que o lead fez e que materiais ele pode consumir é mais simples, mais rápido e com maior probabilidade de ser positivo.

Leads bem nutridos resultam em um aumento nas vendas e na receita. Por exemplo, se você oferecer um produto igual ao do concorrente, mas com um preço 20% maior, o cliente em potencial pagará se ele for educado nesse assunto por você, preparado para usar os produtos e serviços e reconhecer que esse investimento será necessário resolver seus problemas.

Dados mais controlados

Um dos recursos básicos das ferramentas de automação de marketing é a produção de relatórios. São dados analíticos sobre tráfego, origem de leads, interação com e-mails, desempenho de diferentes campanhas, erros de SEO no site e muito mais.

Este software compila as principais informações em um único espaço, centralizando a exibição e análise de dados estratégicos para otimizar campanhas e crie novas ações.

Custos de aquisição reduzidos

A automação permite que os leads recebam o conteúdo certo na hora certa, como vimos antes. Isso faz com que o lead avance mais rapidamente em cada etapa do funil de vendas, conhecendo melhor o mercado, reconhecendo os valores da empresa e da oferta, considerando-a como a melhor opção para solucionar seu problema.

Assim, quando o lead não tem objeção a fazer a compra, o processo de vendas se torna mais acelerado, incluindo negociações. Como resultado, os custos de aquisição de clientes (CAC) são naturalmente reduzidos. Se considerarmos a economia no tempo de serviço dos profissionais de marketing, a redução é ainda maior.

Apenas para se ter uma ideia, os dados da Nucleus Research mostram que a automação aumenta a produtividade das vendas em 14,5% e reduz a demanda geral. despesas de marketing em 12,2%.

CRM Integrado

Antes de prosseguir, vale ressaltar que algumas ferramentas de automação já vêm com seus próprios CRMs. Essa integração é essencial para formar um banco de dados com os leads da empresa, leads qualificados e clientes.

Ter essas informações é importante para conhecer o estágio em que os contatos estão e, assim, direcionar ações e conteúdo personalizado para eles. Por exemplo, sua base tem o líder Carlos, que abriu mais de 90% dos e-mails recebidos por sua empresa, baixou 8 e-books e já usou uma versão demo de seu serviço. Ele pode estar apenas esperando um contato mais objetivo de sua equipe de vendas.

Nesse caso, a automação funcionava enviando os dados de interação do lead Carlos para o banco de dados CRM, permitindo uma nova negociação, com boas chances de venda, para ser aberto.

Qualquer empresa pode usar

Independentemente do tamanho dos negócios, a automação é crítica. Nas micro, pequenas e médias empresas, onde pode não haver um setor de marketing grande e altamente estruturado, esse suporte permite a formação de uma equipe mais enxuta, onde poucos profissionais da área lidam com todo o processo.

Além disso, o pequeno empreendedor pode optar por trabalhar com automação ferramentas que atendem a uma única finalidade, como acionar e-mails, por exemplo. Esses softwares são mais acessíveis do que aqueles que oferecem pacotes completos de automação.

As principais ferramentas de automação de marketing

Como abordamos o assunto, listaremos algumas das empresas que fornecem ferramentas e software de automação. Ver abaixo:

Hubspot e RD Station: no mercado brasileiro, esses são os dois mais soluções conhecidas que funcionam com uma plataforma de automação completa, desde a criação de páginas de destino até a integração com sistemas de CRM próprios. Em nosso blog, temos um post com uma comparação entre essas duas opções e mostrando qual é a melhor.

MailChimp: Uma das ferramentas de automação mais usadas para enviar emails e campanhas de email marketing no mundo. Para quem tem uma lista de até 2.000 contatos e acionar até 12.000 mensagens por mês, as taxas mensais são gratuitas.

Piloto automático de vendas: é uma ferramenta com várias funções automatizadas, como vendas para comércio eletrônico, email marketing, integração com CRM e ERP e gerenciamento de programas afiliados por planos que podem começar do zero.

Agora podemos responder à pergunta na introdução deste artigo: automatizar o marketing vale a pena, porque qualquer investimento destinado a crescimento escalável e redução do trabalho manual vale a pena. Além disso, há a possibilidade de gerar mais vendas e receitas a um custo menor de aquisição. Portanto, é compreensível que a automação seja um processo tão desejado pelo mercado.

paulorocha

paulorocha

Deixe um comentário

Segue a gente nas Redes

Posts Recentes

NEWSLETTERS

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos como dicas de Marketing Digital e Vendas.

Inscreva-se em nossa newsletter

Somos totalmente contra Spam!